BLOG

10 motivos para conhecer a Jamaica

Em Roteiros Viagens de lazer

Ao ser descoberta, em 1494, por Cristóvão Colombo foi descrita por ele como “a ilha mais bonita que os meus olhos já viram”. Estamos falando da Jamaica, terra natal de grandes personalidades, como o cantor de reggae Bob Marley e do corredor olímpico Usain Bolt; terra do reggae, dos rastafáris, das good vibes, de infinitas praias paradisíacas, natureza exuberante e comida apimentada. Esta linda ilha situada no mar do Caribe tem muito para oferecer e por incrível que pareça, mesmo tendo tanto para proporcionar, não está muitas vezes nos roteiros de viagem dos brasileiros, então daremos 10 motivos que colocarão a Jamaica no topo da sua lista de viagem!

Jamaica viagem

Natureza

Ao pensar na Jamaica, o que vem a cabeça, logo depois do Bob Marley, são as imagens das lindas praias de areia branca e águas cristalinas, dos lindos lagos naturais e cachoeiras, da predominância da natureza e da diversidade de espécies de animais e plantas! E você encontrará isto e muito mais por lá, em cada cantinho há uma nova paisagem para ser descoberta, um novo rio para ser mergulhado, uma caverna para se aventurar, uma montanha para escalar e uma nova floresta para ser apreciada! A Jamaica é um ótimo país para se fazer atividades ao ar livre e se conectar com a natureza!

Compras

A moeda oficial do país é o dólar jamaicano, que é muito desvalorizado em relação ao dólar americano, que por lá é aceito sem problemas, então para o turista que tem interesse em fazer compras a Jamaica é um ótimo lugar! Montego Bay, Negril e Ocho Rios não deixarão faltar produtos típicos para você levar para casa, já que existem muuuuitas opções de lojas e barracas! Também há alguns shoppings onde poderá encontrar roupas, jóias, acessórios e etc. Por lá é muito popular os mercados de artesanato, onde você encontrará colares, talhas em madeira, cestos de vime, etc. Tudo feito à mão! Em Ocho Rios você pode visitar a Gloucester Avenue, uma rua cheia de lojas livres de impostos, souvenirs, restaurantes e bares!

Gastronomia

Essa é apenas para quem aguenta! A gastronomia jamaicana é uma mistura da cozinha africana e inglesa, e por lá predomina o sabor intenso da variedade de temperos utilizados na culinária. Embora a culinária do país seja saudável, com muito uso de peixes, aves, arroz, legumes, frutas e especiarias, você encontrará muitas comidas apimentadas. Os pratos principais e mais tradicionais são o jerk beef e jerk chicken, que são churrascos de carne, porco e frango marinados em um molho agridoce um tanto apimentado e assados a baixa em temperatura com uma madeira especial; e os patties, bem parecidos com os nossos pastéis, que são como empanados, porém com uma massa diferente, tem de vários sabores, e todos com um tempero apimentado delicioso!

Positive Vibration

Os jamaicanos são conhecidos como um povo simpático, divertido, talentoso e impossível de se esquecer. Devido à cultura do país e a religião adotada por muitos, o rastafári, os jamaicanos pregam muito o amor ao próximo e a união, assim tratando bem todos que cruzam seu caminho. Frequentemente você verá os jamaicanos se cumprimentando e dizendo “respect”, uma forma diferente e respeitosa de se dizer oi. O lema deles é “No Problem” e você verá esta frase por todo lugar, como em itens para turistas, escrito nas paredes, em adesivos para carros e etc. Um lema que todos deveríamos levar sempre para qualquer lugar que estivermos, pois o stress e a raiva não levam a nada, então don’t worry no problem!

Ah, mais uma coisa, os jamaicanos também amam futebol e são muito fãs do futebol brasileiro e seus jogadores, ótimo assunto para iniciar uma conversa não é mesmo?

ysfalls-min

Clima

A Jamaica é realmente para os praieiros, para pegar aquele bronze (sem esquecer do protetor solar), sentir os pés na areia da praia e o vento bagunçando o cabelo e refrescando! O clima do país é tropical com pequenas oscilações de temperatura e umidade ao longo do ano. No litoral, onde estão a maioria dos hotéis e resorts, as temperaturas médias variam entre 22ºC e 32ºC, sendo que nas regiões do interior as temperaturas são um pouco menores. A temperatura da água do mar varia entre 26ºC, entre janeiro e março, e 30ºC nos meses de julho e agosto, que delícia! O único cuidado a ser tomado é entre agosto e novembro, época que por lá é bem propícia a ocorrer furacões!

Reggae

Como falar da Jamaica e não falar do Reggae, não é mesmo? Impossível! Logo ao chegar na ilha e sair do aeroporto você já ouvirá as melodias do reggae pelo ar! A Terra natal de Bob Marley e muitos outros artistas renomados deste ritmo não nega as suas raízes e abraça e empodera com força o estilo musical, eles têm um super orgulho e amam de verdade! E falando no Bob você pode visitar o museu do cantor que fica na casa onde ele morava! Você verá onde ele escrevia suas músicas e as verá representadas em pinturas pela casa inteira, verá onde ele gravava, seus violões e até o lugar onde tentaram assassinar o grande rei do reggae! Mas a Jamaica não é apenas reggae, eles também ama muito o reggaeton, ska e o rap! E por lá ocorre muitos festivais também, que atraem gente do mundo inteiro, como o Ocho Rios Jazz Festival, que já tem 25 anos de história, e os grandes festivais de reggae, como o SumFest e o Sunsplash, com programações que duram cerca de uma semana.

kingston

A Lagoa Azul

Sabe aquele filme recordista da Sessão da Tarde que todo mundo já sabe de cor e de trás para frente? Então, o famoso filme A Lagoa Azul foi gravado na Jamaica! A maravilhosa lagoa que foi cenário do filme possui cerca de 122m de extensão e 60m de profundidade (preparem as boias) e fica localizada na cidade turística de Port Antonio e vem atraindo e encantando cada vez mais turistas que circulam pelo norte da ilha. E há ainda mais uma lagoa azul na Jamaica! A segunda lagoa azul mais visitada do país, a Blue Hole, se encontra em Ocho Ríos, também ao norte, e é um lugar com gente mais jovem e não tão cheia de turistas, perfeita para relaxar! Mais uma curiosidade: O Agente 007 nasceu na Jamaica! Foi em sua casa em Oracabessa, ao Norte da Jamaica, que Ian Fleming, o criador de James Bond, começou a escrever a história do agente mais famoso e perigoso do mundo!

Esportes Radicais

A Jamaica é o lugar perfeito para atividades ao ar livre, em contato com a natureza! Possui um clima e uma geografia ótima para diversas atividades, para adultos e crianças! Você pode caminhar, nadar, surfar, fazer mergulhos, pedalar, mountain bike, escalar montanhas e cachoeiras, passear em uma jangada de bambu, voar de parapente, pular de bungee jump, fazer cliff diving e esqui aquático, explorar cavernas, arvorismo, e muuuuuuito mais! Prepare o fôlego, o corpo o coração!

Rum

Essa é para quem tem o paladar forte! A Jamaica é a fabricante líder de rum e o rum jamaicano, um dos mais famosos do mundo, é famoso por ter um gosto mais forte e um alto teor de álcool, mas vai além disso. Por lá, há uma variedade enorme de rum em todas as cores e para todos os gostos. A bebida é tão tradicional que faz parte da cultura local, sendo utilizada em rituais para espantar espíritos indesejados ou como remédio para gripe. O melhor e mais famoso deles é o Appleton. Você pode até fazer uma excursão do rum no Appleton Estate, onde poderá aprender  um monte de novas e interessantes detalhes sobre a bebida.

Investimento em estrutura

Além de oferecer todas essas coisas maravilhosas, a Jamaica se esforça para mostrar que não é apenas reggae e rum! O país vem investindo em infraestrutura rodoviária, aeroportuária e turística nos últimos anos para que os turistas fiquem mais ainda e conheçam toda a beleza da ilha, do povo e da cultura. Por exemplo, os brasileiros que ficavam entre 5 a 7 dias, agora estendem a viagem para 10 dias! O próprio representante da Jamaica falou “As pessoas podem vir nos conhecer porque nós também queremos conhecer vocês”. Com um convite desses, como recusar?

jamaica city

A Positivo Turismo te leva para conhecer esse lugar incrível. Prepare suas malas e vamos para a paradisíaca Jamaica!

Voltar