Viajar pela América do Sul é abrir um portal para alguns dos mais belos lugares do mundo; Seja qual for o seu tipo de viagem preferida, aqui em nosso continente é possível encontrar opções interessantes para todos os gostos. Pensando nisso, e para ajudar quem procura uma sugestão de destino, nós separamos 8 motivos para visitar a Bolívia.
Turismo na Bolívia
Quando pensamos em turismo dentro da América do Sul a Bolívia não é um dos primeiros destinos que nos vem à mente. Atrás em popularidade de opções como Argentina, Uruguai e Chile, nosso vizinho tem muito para oferecer aos visitantes.
Desde os anos 1990, o turismo no país tem crescido e se tornado cada vez mais importante na economia local. Com lindas paisagens naturais e um povo acolhedor, ele tem se tornado parada indicada para quem deseja fugir do óbvio na hora de planejar as férias.
Uma das primeiras dúvidas sobre a Bolívia é sobre as opções disponíveis aos turistas. Podemos garantir que você vai encontrar lindos destinos, gastronomia bem interessante e muita diversão durante a sua estadia. Dúvida? Então confira a seguir os motivos para você visitar este lindo país.
1 – Paisagens naturais
É possível afirmar sem medo de errar que a América do Sul contém alguns dos mais belos locais do mundo. E presumindo que isso é verdade, dá também para garantir que a Bolívia concentra boa parte dessa beleza.
Parte da Cordilheira dos Andes, belos lagos e montanhas de tirar o ar (literalmente) são algumas das atrações para os amantes da natureza.
Aliás, as montanhas valem um capítulo à parte, pois são alguns dos principais cartões postais da Bolívia. Uma delas é a Huayana Potosi, que fica perto de La Paz é possui mais de 6 mil metros de altitude. Se você pretende escalar grandes cumes, já sabe por onde começar.
2 – Lago Titicaca
Um dos lagos mais famosos está no coração da Bolívia. O Titicaca é o maior da América do Sul e possui até uma mística em torno dele.
A população local preserva diversos costumes e tradições muito antigas, fazendo com que o Lago Titicaca se mantenha como um dos mais lindos do mundo. Uma boa dica é fazer um passeio de barco, para poder apreciar toda a beleza deste local com os próprios olhos.
3 – La Paz
E já que mencionamos ela no item anterior, agora ou te mostrar porque a capital boliviana vale a pena de ser vista. A cidade que fica a mais de 3700 metros de altitude é o terror para muitos times brasileiros durante as partidas da Libertadores, mas para quem não pretende jogar futebol profissionalmente, o que é a maioria dos casos, esta cidade é perfeita para se conhecer.
Ela é uma mistura de tradição com modernidade. Mesmo sem o glamour de outras capitais sul-americanas, La Paz é perfeita para ser vista de cima, passear pela região central da cidade e visitar alguns dos mercados da cidade. Mas isso fica para o próximo motivo…
4 – Mercados
Entrar em um mercado em La Paz é uma experiência que deve ser vivida por todo turista que está na Bolívia. Coloridos, cheios de coisas e com muita alegria, é quase impossível passar por eles e não comprar pelo menos uma lembrancinha para levar para casa e presentear os amigos.
Alguns dos principais deles são:
● Mercado de Las Brujas: É o mais famoso e tem diversos souvenirs para todos os gostos.
● Mercado Negro: Apesar do nome, não é nada ilegal
● Mercado Lanza e Mercado Camacho: Ideias para quem está afim de experimentar a culinária boliviana.
5 – Culinária local
Visitar um novo país é uma das oportunidades mais incríveis para provar uma comida diferente e surpreender o paladar.
Nos mercados (citados no item anterior), restaurantes ou mesmo na gastronomia de rua, é possível provar sabores tradicionais. Alguns dos principais pratos são feitos com frango, mas existem opções variadas como as Empanadas de Arroz, Salchipapas (salsichas ou vinhas com batatas) e Humintas, a versão boliviana da conhecida pamonha.
6 – Cholitas lutadoras
Mulheres de meia-idade lutando em um ringue usando vestido e com poucas regras. Pode parecer estranho, mas este costume atrai turistas do mundo todo que buscam um entretenimento “exótico”.
Similares aos lutadores mexicanos — mas sem as máscaras —, este espetáculo coloca as mulheres como protagonistas das batalhas. Seja você fã ou não de luta livre, este é com certeza um programa que só quem visita a Bolívia pode ir.
7 – Moeda mais barata
Se você quer conhecer um destino internacional, mas não pode gastar muito, a sua opção é definitivamente a Bolívia. Por conta da economia fragilizada, o Real Brasileiro vale muito em comparação com o Boliviano, a moeda de boliviana.
Isso torna diversos itens como hospedagem, alimentação e passeios muito mais baratos do que outros destinos badalados.
8 – Proximidade e facilidade
Entrar na Bolívia não exige nenhum tipo de visto dos turistas. Para os brasileiros o único documento solicitado é a Carteira de Identidade e o Certificado Internacional de Vacinação emitido pela Anvisa, comprovando que o visitante está vacinado contra a febre amarela.
Outro fator importante é que levam poucas horas para se chegar e partir da Bolívia, o que evita longas e cansativas esperas em aeroportos.
Gostou dos 8 motivos para visitar a Bolívia? Além desses, existem outras diversas razões para conhecer este país que faz fronteira com o Brasil.
Se precisar de ajuda para planejar a sua próxima viagem, ou se ainda não sabe qual será o destino que pretende conhecer nas férias, confira o nosso blog. Lá você encontra mais dicas como essa e descobre como planejar o seu roteiro.