A cerveja é uma das bebidas mais apreciadas e consumidas no mundo, há diferentes tipos, sabores, aromas e modos de fazer, o que traz uma infinidade de cervejas para se experimentar. Muitas cidades pelo mundo são especialistas quando o assunto é a cerveja, então separamos os melhores destinos para os amantes dessa bebida!
Munique - Alemanha
A cidade onde o famoso festival Oktoberfest nasceu, Munique é um dss primeiros destinos lembrados pelos turistas quando se pensa em cerveja e turismo. Chamada de a capital da cerveja, Munique é capital da região da Baviera e considerada uma das cidades mais bonitas da Alemanha, é fácil de se locomover por lá, você verá muito arte, cultura, construções lindas como a Igreja Frauenkirche e é claro muita cerveja. O local é um paraíso para os cervejeiros, não só durante o Oktoberfest que acontece desde 1810, com a maior facilidade se encontrará bares, cervejarias e os famosos biergarten, espaços dedicados à cerveja. Não deixe de visitar o Bier-und Oktoberfest Museum, um museu dedicado à história da cerveja e do Oktoberfest e as fábricas da Hofbräuhaus e Paunaler, duas importantes marcas de cerveja da cidade, que abrem as portas de suas fábricas para visitantes.
República Tcheca - Pilsen
Pilsen é uma pequena cidade no interior da República Tcheca, é capital da região Boêmia e você deve estar se perguntando por quê ela tem o mesmo nome daquele tipo de cerveja. É porque o tipo de cerveja mais consumido do mundo, a pilsen, foi criada nesta cidade em 1842, por um especialista estrangeiro chamado Josef Groll. A economia da cidade gira entorno da fábrica da Pilsner Urquell, que também abre as suas portas para o público, o passeio mostra como a cerveja é fabricada e seus segredos, há um exposição histórica e uma visita aos grandes túneis, de apenas 9 km, onde as cervejas eram armazenadas em grandes barris. Uma dica é pedir o acompanhamento chamado goulash para comer enquanto se toma sua pilsen. A cidade de Pilsen também tem a segunda maior sinagoga da Europa, a Grande Sinagoga, e um museu dedicado à um soldado americano que expulsou tropas alemãs da cidade na época da Segunda Guerra Mundial.
Dublin - Irlanda
Dublin é a capital e maior cidade da Irlanda, por lá você encontrará uma vida noturna bem agitada, pontos turísticos históricos, muitos turistas e um pub a cada esquina. Ir ao pub faz parte da rotina da maioria dos irlandeses, existem mais de 600 pela cidade inteira, é lá que eles vão para passar o tempo, bater papo, discutir assuntos importantes e, principalmente, conversar com os amigos. Os pubs ficam abertos o dia inteiro e também servem almoços muito bons, a chance perfeita para comer a comida típica do país e de experimentar a cerveja preta mais famosa da Irlanda e do mundo, a Guiness. É importante lembrar que na Irlanda é proibido consumir bebida alcoólica nas ruas, com o risco de ser multado. Um dos pontos mais visitados da cidade é o Guiness Storehouse, um prédio que já serviu de fábrica da cerveja Guiness e hoje é um museu que conta história de mais de 200 anos da bebida e como ela é fabricada. O passeio terminará no Gravity Bar, no topo do prédio, e você poderá tomar sua gelada enquanto tem uma visão de 360° da cidade. Visite também o Brazen Head, um pub bonito e tradicional, fundado em 1198, é o mais antigo da Irlanda.
Joanesburgo - África do Sul
Se engana quem pensa que na África só se vive de safáris e vinhos, lá também é uma terra cervejeira! A cerveja desembarcou pela primeira vez neste continente no século XVII, com os navios holandeses da Companhia das Índias Orientais, e em pouco menos de 10 anos surgiu a primeira cervejaria sul-africana, em Newlands, nos subúrbios da Cidade do Cabo. Não pode faltar uma visita a fábrica da SAB, South African Breweries, uma das maiores cervejarias do mundo, fundada em 1895. A SAB recebe visitantes com um tour por salas com cenografias bem feitas que reconstituem a trajetória da cerveja desde a Mesopotâmia, passando pela fabricação artesanal que antigas tribos africanas realizavam. Além de contar todo o contexto e trajetória da bebida no continente, o tour reúne parte da história política do África do Sul, como a época do Apartheid quando os shebeen de Soweto, espécies de bares clandestinos, comercializavam ilegalmente a bebida para os africanos.
Bruxelas - Bélgica
Ao se falar da Bélgica, a grande maioria pensa apenas nos chocolates, mas não sabem que o país é conhecido também como “o paraíso das cervejas”, pois possui mais de 1.500 tipos de cerveja e é lá onde está instalada a maior cervejaria do mundo, a Anheuser-Busch (AB) InBev, localizada em Leuven, pequeno município próximo a Bruxelas. Ao chegar em Bruxelas há dois lugares que não podem faltar em seu roteiro cervejeiro, o bar Le Poechenellekelder e o Delirium Café. Este primeiro bar fica ao lado de uma das atrações turísticas mais famosas da cidade e do mundo, a fonte Manneken Pis e também é um dos points favoritos pelos habitantes da cidade! Já o Delirium Café é ótimo para experimentar diferentes tipos de cerveja, já que o bar tem mais de 2.500 cervejas em seu menu, e está no Guinness Book por este feito. Você também pode visitar o Brewery Museum, onde há exposições permanentes com métodos de produção de cerveja, mostrando como técnicas antigas foram combinadas às mais modernas. Na Bélgica também estão os Mosteiros Trapistas, onde moram monges que obedecem a um eterno voto de pobreza, castidade e obediência. Os mosteiros devem ser auto-suficientes, por isso sua principal atividade é a fabricação de cerveja, que são consideradas as melhores do mundo.
Londres - Inglaterra
A terra da Rainha e do Big Ben também é a terra da cerveja! Em Londres existem, aproximadamente, 4.500 pubs espalhados por toda cidade, os mais famosos são o White Hart, o pub mais antigo de Londres, que funciona desde 1219; o O Ye Olde Cheshire Cheese, que funciona desde 1600 e já teve escritores famosos como clientes, como Mark Twain, Charles Dickens e Voltaire; e o Lamb & Flag, que funciona há 4 séculos! Uma história louca, porém verdadeira, mostra como os londrinos amam cerveja; no dia 17 de outubro de 1814, uma onda gigante de cerveja tomou as ruas da área central de Londres, pois um contêiner de 610 mil litros se despedaçou e derrubou outros galões, o que fez com que 1,47 milhões de litros de cerveja inundassem as ruas de Londres. Isto atraiu a atenção e a sede de centenas de moradores das redondezas, que decidiram mergulhar e beber de graça, porém, oito pessoas morreram afogadas.