BLOG

Coluna do viajante – Como andar de metrô em Nova York por Denise Buorro

Em Coluna do Viajante Viagens de lazer

Talvez você já tenha familiaridade com metrôs de outras cidades, só irá precisar de um pouco de atenção para entender e depois fica muito fácil!

Primeiro eu lhe apresento um app que salvou a minha vida -> NEW YORK SUBWAY. Para usar esse aplicativo você não precisa estar conectado à internet e o mapa fica disponível a todo momento. Se você tiver internet pode usar também “rotas” no Google Maps, aparecerá cores, horários, paradas, todas as informações pertinentes para lhe ajudar no seu deslocamento.

Pelo mapa, o turista consegue ver qual a linha que passa perto de onde você está e para onde quer ir, às vezes é necessário fazer uma “baldeação” em algumas paradas, mas sempre tem como chegar de metrô e é rápido e sem atrasos (Mentira! As vezes acontece atrasos).

Quando você situar qual a letra e número (mais prático que gravar por cor) precisa entender o UPTOWN e DOWNTOWN, onde o Uptown é para lado norte da ilha, e Downtown o lado sul para quem está em Manhattan. Geralmente nas entradas das estações descrevem se o sentido será Down ou Up.

Se você entrar numa estação com o sentido contrário que deseja, procure o túnel para pedestres, lhe evitar pagar mais uma entrada e é mais rápido.

Usando um exemplo de origem > destino da imagem ao lado, onde estou no Upper East Side próximo à estação 86 St e quero ir até à Broadway . Eu vou até a estação 86St pego a linha 4-5 ou 6 verde sentido Downtown e vou até ao Grand Central, lá eu pego outro da Linha Roxa 7 ou Cinza sentido Broadway (normalmente Broadway e Times está detalhado assim), quando eu quiser voltar, ao chegar no Grand Central, eu pego a mesma linha verde 4 5 ou 6  sentido Uptwon e desço na 86 St.

Dentro das estações também tem as placas com a informação de sentido Up ou Downtown, e os mapas para se localizarem, fica bem fácil depois que pega á pratica, eu precisei de 01 dia inteiro andando para entender a logística deles.

l

Outra informação importante é o Metro Card, eu pesquisei sobre ele e adquiri na entrada da estação, parece um caixa eletrônico e tem algumas opção de recarga, para 01 dia, para 07 dias ou mensal.

Na época que eu viajei (Outubro de 2017) eu adquiri o de 07 dias ilimitado (Unlimited Rides), paguei USD 32,00, usei várias vezes e não tive problema algum, e ele permite ir até a estação principal que leva até ao JFK (lá comprei mais um tkt por USD 5 aproximadamente) e é bem rápido e prático também. Se quiser comprar o individual, pode fazer recarga no mesmo cartão depois, conforme sua necessidade. O cartão custou USD 1,00 e só pagam quando adquire.

Basicamente é isso, defina sua rota usando o mapa ou Google maps antes de tudo e então vá até ás estações passear como quiser, é muito prático e dá até aquele gostinho de quero mais! E quase mandando cartinha pedindo esse meio de transporte para nós também! Se fizer a rota errada, só desça na próxima estação, pegue o outro sentido e enjoy your trip!!

denise

Denise Buorro
Turismóloga, consultora de viagens, viajante de coração e alma!
Trabalha com Turismo desde 2007, amplo conhecimento em destinos nacionais e internacionais, sempre em busca de mais.

Voltar