BLOG

Como se preparar para um intercâmbio?

Em Intercâmbios Roteiros

A procura por intercâmbios a cada ano só aumenta; mesmo com a oscilação das moedas internacionais, cada vez mais brasileiros percebem que isto não é um gasto e sim um investimento. O intercâmbio faz uma total diferença na vida educacional, profissional e na vida em si, pois é só saindo de nossa zona de conforto que adquirimos habilidades, experiência e descobrimos o que realmente queremos para o nosso futuro. Não fomos feitos para ficar em um só lugar com as mesmas pessoas. O mundo está aí para ser explorado e as pessoas existem para compartilhar sentimentos e experiências entre si. Então para que você realize seu sonho de fazer um intercâmbio, a Positivo Turismo separou algumas informações importantes:

inter

1 - Passaporte e Visto

Antes de tudo, vá atrás do passaporte e do seu visto, por quê, sem eles você não sairá das terras brazucas. Então, se você não tem o passaporte ou ele está com a validade vencida, é hora de correr atrás. Depois, com o passaporte já em mãos, você poderá tirar o seu Visto de acordo com o seu país de escolha. As regras, documentos e valores para retirada do visto variam de acordo com o país de destino. Alguns países fogem à regra, fornecem o visto e cobram as taxas no momento da imigração, como a Indonésia; já na Argentina, Chile, África do Sul, Nova Zelândia e Europa dispensam vistos para estadias de até três meses. É necessário já ter o passaporte para solicitar o visto. Pesquise bem, pois há diferença entre vistos para viagens curtas e vistos para intercâmbios.

2 - Pesquise e conheça o seu destino de preferência

O país de sua escolha deve estar de acordo com seus interesses profissionais e educacionais. Não adianta nada escolher um destino que não tem nada a ver com você. Pesquise os países, as cidades, o que eles têm para lhe oferecer, as faculdades de cada cidade, as disciplinas e cursos no qual você tem interesse. E além da parte da educação, também procure por uma cidade que agrade seus interesses, uma cidade que você sabe que você se dará bem e se sentirá em casa. Para economizar, uma dica é evitar grandes metrópoles. Essa é uma alternativa também para evitar o contato com muitos brasileiros, já que a intenção deve ser praticar o idioma estrangeiro e não falar português em outro país.

3 - Documentos necessários

Depois de conseguir seu passaporte e visto e decidir seu destino, você ainda precisará ir atrás de mais documentos. Quando você chegar ao seu país de escolha, você passará pela imigração, onde eles poderão solicitar alguns dos documentos necessários para fazer intercâmbio, sem eles você pode ficar para fora do país. Entre eles estão: a carta de aceitação da escola, que é o documento timbrado pela instituição que deverá conter detalhes sobre o curso que você irá fazer. Normalmente ele é enviado via email após a inscrição. Nele, devem constar dados de matrícula e informações referentes à acomodação, caso tenha optado por residência estudantil. O seu seguro saúde, certifique-se com antecedência de que o seguro contratado cobre todo o território de onde você estará durante o intercâmbio, também leve a carteirinha e a apólice do seguro que comprovem que você tem um seguro. Os certificados de vacinas, pois para alguns destinos, é necessário apresentar a carteira de vacinação ou CIVP.

E por último, uma cópia da sua passagem de ida e volta, pois é preciso de uma prova de que você estará no destino apenas de forma temporária.

4 - Escolha seus cursos e áreas de interesse

Escolas de intercâmbio geralmente oferecem cursos regulares de idiomas, cursos de idiomas com atividades, cursos de idiomas com foco profissional, cursos de especialização, ensino médio (high school), graduação, pós-graduação, trabalho temporário no exterior e voluntariado. É preciso, primeiro, decidir o que fazer para depois conseguir sua carta de aceitação e aí se matricular. Também há opções de apenas estudar, ou estudar e trabalhar. Resta você decidir o que quer fazer.

5 - Conte com uma agência de turismo de confiança

Atuando desde 1990, a Positivo Turismo se especializou em intercâmbio para proporcionar a melhor experiência possível para você! Atualize-se com o que há de melhor em cursos no exterior. Nossa equipe possui convênios com escolas e universidades em mais de 30 países. Você pode realizar intercâmbio para aprender outra língua, para estudar e trabalhar, para terminar o High School e para fazer cursos especiais.

O Mundo está ao seu alcance, descubra nossos destinos e programas, entre em contato com a Positivo Turismo.

Voltar