Dicas para acabar com o jetlag durantes as viagens - Positivo Turismo - Agência de turismo em Curitiba

BLOG

Dicas para acabar com o jetlag durantes as viagens

Em Intercâmbios Viagens de lazer

Sono durante o dia, insônia durante a noite, cansaço, irritabilidade, dificuldade de concentração, dor de cabeça, entre outros sintomas. Estamos falando dele, o inimigo número um de todos os viajantes do mundo. O jetlag! Para quem não sabe ou nunca sofreu deste mal, o jetlag é um transtorno temporário do sono, que causa alterações físicas,  e acontece quando o relógio biológico do nosso corpo está dessincronizado com um novo fuso horário, ou seja, quando fazemos uma longa viagem e mudamos de horário. Ocorrendo principalmente em longas viagens internacionais, os seus principais sintomas são o cansaço, dores no corpo, problemas digestivos, falta de memória, muito sono ou insônia, dor de cabeça intensa, alteração de humor e dificuldade de concentração. Os efeitos variam de pessoa para pessoa.

Se acostumar com o novo horário leva tempo, para cada hora de diferença do fuso horário, o organismo precisa de cerca de um dia para se adaptar. Então, como em viagens nossos dias estão contados e não podemos parar para descansar, daremos algumas dicas para você triunfar diante deste vilão e aproveitar 100% sua viagem!

Antes mesmo de viajar!

Organize suas bagagens e documentos com antecedência! Se você acabar deixando tudo para a última hora, acabará ficando estressado e cansado. O recomendado é deixar tudo preparado e arrumado pelo menos 2 dias antes da viagem. Na noite antes da viagem faça questão de ter uma boa noite de sono! Dormir bem com certeza lhe deixará mais disposto para enfrentar horas e mais horas de viagem. Durante o voo tire umas sonecas que isso ajudará a chegar menos cansado! E lembre-se de ingerir comidas leves e muito líquido antes e durante a viagem. Manter-se hidratado e comer comidas leves e proteínas é fundamental para que o seu corpo resista a um dia intenso de viagem. Durante o voo, escolha refeições leves e evite massas e bebidas alcoólicas.

Comece a se preparar para o fuso

Mude aos poucos seus horários antes de viajar, de acordo com o fuso horário do seu destino. Mude os horários em que come e dorme, dia após dia, para que seu corpo vá se acostumando aos poucos aos novos horários. Uma dica é tentar acompanhar o novo horário já quando estiver voando, se for dia quando chegar no seu destino, tente não dormir no voo. Porém, sonecas sempre são bem vindas.

Beba muita água

O jetlag já é muito ruim e se você estiver desidratado piorará mais ainda! Comece a beber água no avião e continue quando chegar, tente manter-se sempre hidratado! Frutas e sucos também são ótimos para se hidratar. Apenas evite o consumo de álcool, que contribui para a desidratação.

Não durma logo que chegar

Mesmo que seja muuuito difícil, tente se manter acordado! Se você aterrissar pela manhã ou tarde, saia dar uma voltinha, vá caminhar, conhecer seu destino, trabalhar, qualquer coisa. Tente não deitar para descansar, porque com certeza você dormirá e aí seus horários ficarão mais bagunçados ainda! Você não quer perder um dia de viagem por estar cansado né? Se estiver muito cansado mesmo, tire uma soneca de no máximo 30 minutos.

Mantenha sua rotina alimentar e faça exercícios

Você já está fadigado e sofrendo demais para se adaptar ao novo horário, e se começar a comer fora de hora e o que não está acostumado a ingerir normalmente, pode acabar ficando mais cansado ainda! Tente ser o mais regrado possível, pelo menos nos primeiros dias. Faça refeições leves e saudáveis, de preferência nos mesmos horários, assim seu relógio biológico irá se readaptar mais rapidamente. E mesmo que a gente tenha preguiça e pouco tempo durante a viagem, tente se exercitar um pouquinho! Estudos mostram que fazer qualquer tipo de atividade física ajudam seu relógio biológico a entrar no ritmo normal. Você pode sair dar uma caminhada ou correr e de quebra conhecer a cidade e seus habitantes, achar lugares para visitar e até pontos escondidos que você não acharia se estivesse de carro ou com excursão.

Vá para a luz!

Parece meio estranho, mas funciona mesmo! A luz, principalmente a do sol, ajuda muito o corpo a se adaptar ao novo fuso horário. Tente se expor ao máximo durante o dia para ajudar seu corpinho. E durante a noite, tente evitar o uso de celulares, computadores, tablets e até de ver TV, que podem atrapalhar seu sono, já que a luz deles te manterá acordado!

Mantenha-se organizado

Existem vários aplicativos que nos ajudam bastante a se organizar com as tarefas do nosso dia a dia como o Jet Lag Rooster, que faz uma planilha de adaptação mostrando o horário que você deve se expor à luz e a hora que deve dormir, sempre com base nas informações que você fornece sobre seu local de partida e seu destino, as datas, etc. Você pode pedir para que ele faça o planejamento começando alguns dias antes da sua ida, quando estiver no avião ou quando chegar ao destino!

Agora que você tem estas dicas você pode se preparar com antecedência e aproveitar ao máximo a sua viagem!

Voltar
Open chat
Tire suas dúvidas agora mesmo!
Olá, seja bem-vindo a Positivo Turismo, como posso te ajudar ?