BLOG

Dicas para quem quer fazer intercâmbio no Canadá

Em Intercâmbios

Imagine fazer intercâmbio no segundo maior país do mundo, que é um dos 10 melhores lugares do mundo para se viver, que está na sétima posição entre os países mais seguros, possui um ótimo acesso à educação de qualidade, tem altíssima expectativa de vida e preços relativamente baixos se comparados a outros destinos de intercâmbio. Parece até brincadeira, né? Como um lugar assim pode existir e eu não conheço? Bom, você irá conhecer, pois esse país é o Canadá e o país tem sido um dos melhores destinos para intercâmbio dos últimos anos.

O Canadá oferece tudo de melhor para qualquer turista que o visitar e deve ser exatamente por essa razão que o número de viajantes e intercambistas apenas aumenta no país. O próprio Canadá procura por pessoas de outras nações para estudar e trabalhar no país, inclusive brasileiros. Então, se você está colocando o Canadá em seus planos, separamos algumas dicas para te ajudar:

- Vistos

Se você quiser apenas visitar o país ou fazer cursos com duração inferior a seis meses, você pode tirar o visto de turista. Porém, ele não da a possibilidade de trabalhar no Canadá. Já o visto de estudante, oferece uma maior liberdade de tempo e ainda dá a opção de trabalhar, isso ajuda a manter os custos durante o período do estudo. Porém, atenção: Para tirar o visto de estudante no Canadá, antes de tudo, é preciso ter uma carta de aceitação de escolas canadenses comprovando o período que você ficará estudando.

- Documentos necessários

Para solicitar seu visto aos consulados e embaixadas canadenses você vai precisar dos seguintes documentos:
– Passaporte com validade mínima de 6 meses;
– Passaportes anteriores (caso ainda os tenha);
– Formulários residente temporário e questionário de informações adicionais preenchidos e assinados. Permissão para estudos ou Visto temporário;
– 2 fotos 3×5 recentes e coloridas com fundo branco e sem óculos;
– Cópia da última declaração do Imposto de Renda;
– Cópia do extrato bancário;
– No caso do visto de estudante no Canadá, será preciso cópia de toda a documentação de quem está pagando a viagem e o comprovante da sua escolaridade. Se for menor de idade, será preciso apresentar a autorização de viagem liberada pelos pais com firma reconhecida;
– Para cursos com duração maior do que 6 meses, é preciso apresentar a carta de aceitação da instituição de ensino;
– Se você for só fazer uma visita a um amigo ou parente, é preciso apresentar a carta-convite e uma cópia do documento que comprove a cidadania e/ou residência da pessoa que você vai visitar.
– Se você decidir ir para Quebec pode ser que precise de aprovação da cidade antes da emissão do visto. Essa aprovação é conhecida como C.A.Q. (Certificado de Aceitação de Quebec). A exigência vale para cursos do ensino fundamental, médio e superior.

passs

- Exames médicos

No Canadá eles são bem rigorosos quanto a algumas coisas. Por exemplo, antes de receber o visto de estudo ou o visto de residente permanente, você terá de se submeter ao Exame Médico. O exame somente poderá ser realizado em médicos cadastrados e autorizados pela Imigração Canadense. O que será avaliado? Sangue, urina, raio-x do tórax e exame clínico (escuta do coração e dos pulmões e medição da pressão).

- Seguro saúde

O Canadá possui um excelente sistema de saúde e é muito recomendando para quem visita o Canadá adquirir o seguro saúde. Os serviços médicos locais costumam ser caros, por isso é importante recorrer a empresas de assistência de viagens, que oferecem diferentes planos para atender às necessidades e interesses de cada intercambista.

- Dirigir no Canadá

Para dirigir no Canadá durante três meses, basta apresentar a carteira de habilitação que você fez no Brasil. Porém, a regra é válida pelo período máximo de três meses. Em algumas províncias a validade da carteira é maior. Em Quebec, British Columbia e New Brunswick é válida por seis meses. Para evitar problemas, vale a pena checar com associações como o Canadian Automobili Association (CAA), as regras em vigor. A sinalização é clara e as placas escritas em inglês, exceto na província de Quebec, onde o francês é a língua oficial.

- A moeda

Para quem ainda não sabe, a moeda do Canadá é o Dólar Canadense. Existem casas de câmbio em todos os aeroportos internacionais do Canadá. A troca de moeda estrangeira ou cheques de viagem é efetuada com rapidez e facilidade na maioria dos bancos.

moneyy

Mesmo com todos estes preparos e cuidados para sua viagem, você também precisa de uma empresa que te leve lá da melhor forma. E a Positivo Turismo pode fazer isso, temos pacotes que se encaixam com seus desejos e uma equipe que irá cuidar muito bem de você! Quer estudar e trabalhar no Canadá? Entre em contato conosco!

Voltar