BLOG

Dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez

Em Coluna do Viajante Corporativo Intercâmbios Roteiros Viagens de lazer

aviao

Uma coisa é fato: viajar de avião pode dar um pouco de medo no começo, mas quando começamos a ver as nuvens é uma sensação maravilhosa. Nós separamos algumas dicas essenciais para você que vai viajar pela primeira de vez de avião:

1- Fique de olho nos documentos

Sempre confira com antecedência quais são os documentos exigidos de acordo com o seu destino. Para voos nacionais, é necessário apenas um documento oficial com foto (Vale identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho… tendo foto e sendo oficial está valendo). Já em voos internacionais, é obrigatório levar o passaporte dentro da validade, e verificar se no destino escolhido há necessidade de visto.  Lembre-se que se não estiver com os documentos exigidos, não poderá embarcar.

2- Atenção para as malas e excesso de bagagem

Cada companhia aérea tem regras específicas quanto às bagagens permitidas, o que também muda caso o destino seja nacional ou internacional.  Confira antes quantas malas poderá despachar, qual o peso e as dimensões máximas de cada mala, o que é permitido deixar na bagagem de mão, entre outras regras. E uma dica muito importante: se tiver algo de valor nas malas, tranque com cadeado. Outra dica é identificar as bagagens e tirar uma foto delas, pois, caso elas sejam extraviadas, isso pode ajudar a companhia aérea a encontra-las mais facilmente.

3- Chegue com antecedência no aeroporto

Sempre recomendamos que nossos clientes façam checkin antes de chegar no aeroporto. Para facilitar fizemos uma listagem no nosso site onde você acha sua companhia aérea, clica e já faz o checkin (clique aqui para acessar a listagem). De qualquer jeito chegue no aeroporto pelo menos 2 horas com antecedência para voo nacional e 4 horas para voo internacional. Por que isso: porque haverá vários processos como despacho das bagagens, poderá haver filas, problemas com documentação, entre outros.

4- Prepare-se para o voo

Use roupas bem confortáveis e se você sente frio fácil, recomendamos levar um casaquinho pois no avião o ar condicionado fica um pouco gelado.
Você pode levar algo para comer, mas tenha em mente que voos longos servem refeições a bordo.

5- Ao chegar no destino

Se chegar de um voo internacional, você terá que passar pela imigração, onde vão conferir o seu passaporte e, caso necessário, seu visto. Depois, você deverá pegar suas malas na esteira de bagagem. Tenha certeza que a bagagem é mesmo sua, pois há muitas malas parecidas. Caso sua mala não chegar, peça ajuda a algum funcionário da companhia aérea.

A Positivo Turismo tem consultores de viagens que vão te dar toda a assessoria do começo ao fim da sua viagem. Se preocupe em apenas curtir ao máximo a sua viagem e deixa o resto com a gente.

Voltar