Algumas pessoas amam esportes radicais outras são apaixonadas pelo frio e quando estão duas paixões estão juntas e misturadas? Essas pessoas vão se aventurar pelas montanhas mais frias para praticar snowboard e esqui! A popularidade destes esportes tem crescido cada vez mais ao decorrer dos anos, já que a facilidade para viajar também tem crescido. Aqui no Brasil, como não há montanhas com grandes alturas e um frio congelante como na Europa, ficamos com o irmão praieiro do Snowboard, o Sandboard, que é surfe na areia. Mas como estamos falando do frio, separamos os melhores destinos para você praticar suas habilidades no snowboard e no esqui:
Bariloche - Argentina
Para praticar os esportes radicais gelados não é preciso viajar até a Europa não, você pode fazer isso na nossa vizinha Argentina. Esqueça a rivalidade e vá visitar Bariloche, um dos lugares para fazer snowboard e esquiar mais procurados pelos brasileiros. A melhor pista da Argentina, e também a mais antiga, é a de Cerro Catedral, que recebe cerca de 250 mil visitantes a cada temporada de inverno. A pista funciona há 70 anos e na cidade San Carlos de Bariloche. Seu ponto mais alto tem 2050 metros de altitude, e o mais baixo tem 1030 metros. São 120 quilômetros de pistas que podem receber até 35 mil esquiadores por hora. Há 9 pistas para iniciantes, 25 para intermediários, 15 para pessoas mais experientes e 10 que são as mais difíceis de todas, só para profissionais. Também há parques e clubinhos para crianças, escola de esqui, e estão disponíveis cerca de 7 mil equipamentos para esqui, 2 mil para snowboard e ainda existem 45 canhões para fazer neve artificial (UAU). Além disso, chalés, restaurantes, baladas e outras atividades como mountain bike, trekking e canoagem fazem da cidade um excelente destino e, além de ser um dos mais acessíveis.
Valle Nevado - Chile
Perto, mas não tão perto assim o Chile também pode proporcionar fortes emoções aos amantes da adrenalina. No meio das belas Cordilheiras dos Andes, o Valle Nevado é a maior superfície esquiável do Hemisfério Sul! São mais de 100 trilhas e montanhas que chegam aos 5 mil metros de altura. Este local é considerado o maior centro de esportes de neve da América do Sul, lá você também pode praticar snowboard, asa delta, parapente e, para os mais experientes e que gostam de grandes emoções, o heliskiing, descidas em pistas íngremes de neve virgem que só são possíveis de serem acessadas por meio de helicópteros. Pode parecer, mas o Valle Nevado não é um vilarejo em meio às montanhas, mas sim um Ski Resort composto por dezenas de pistas, para esquiadores principiantes, intermediários, avançados e especialistas, com hotéis, restaurantes e teleféricos. Tudo por lá é muito bonito e moderno e com certeza você irá aproveitar 100% a viagem e o frio.
Whistler e Blackcomb - Canadá
Whistler e Blackcomb são duas montanhas gêmeas e formam um dos maiores complexos de esportes de inverno da América do Norte. Foram sede das Olimpíadas de Inverno de 2010 e são reconhecidas pela qualidade de sua neve e por suas longas descidas verticais. Os dois picos são interligados por um teleférico tão alto que pode dar medo para algumas pessoas, possui pistas tanto para iniciantes como para os profissionais; são mais de 200 pistas! A infraestrutura é excelente, a cidade oferece uma grande infraestrutura, com condomínios, hotéis e restaurantes de alto padrão — que precisam ser reservados com bastante antecedência —, e vida noturna agitada, principalmente na alta temporada de inverno.
Aspen - Estados Unidos
Um dos melhores lugares do mundo para esquiar fora da Europa, Aspen conquista os turistas pela sua beleza, modernidade e por sua classe. As pistas das quatro estações de esqui da Aspen Mountain são desejadas e procuradas por aventureiros de todo o mundo, principalmente a Snowmass, a segunda descida mais íngreme dos Estados Unidos, mas que pode ser desafiada por esquiadores de todos os níveis. As principais pistas disponíveis são a Ajax, a preferida dos experts, a Buttermilk, a melhor para os novatos, e a Aspen Highlands para os esquiadores mais iniciantes aos mais profissionais. E quando cansar de esquiar e fazer snowborad, você pode ir para a vida noturna de Aspen, que é badalada com seus 150 bares, restaurantes e casas noturnas.
Chamonix - França
O melhor destino, e mais concorrido, para esportes radicais na neve da França se chama Chamonix e fica aos pés da montanha mais alta da Europa, o Mont Blanc com 4 mil metros de altura. Muito conhecida por suas extremas descidas, amada pelos aventureiros, a cidade possui 11 zonas diferentes de esqui e mais de 100 km de pistas para todos os níveis. A cidade foi sede dos primeiros Jogos Olímpicos de Inverno em 1924 e hoje conta com uma ótima infraestrutura cheio de lojas, galerias, bistrôs e restaurantes franceses famosos. A localização de Chamonix é privilegiada, pois fica exatamente na tríplice fronteira da França, Itália e Suiça. Você vai lá para esquiar e de quebra já conhece mais dois países que estão pertinho.
Zermatt - Suíça
Ao esquiar por aqui você ficará com muita vontade de comer chocolate. Por quê? A montanha de Zermatt é a que ilustra a embalagem do Toblerone e serve como fonte de inspiração para o formato triangular do chocolate. Zermatt é um dos lugares mais belos e procurados da Suiça, possui várias áreas de esqui conectadas que, contabilizadas, somam mais de 300 quilômetros de pistas com vistas incríveis e grandes quedas verticais. Durante o inverno, a região vira um enorme parque de diversões com atrativos para todos os tipos de aventureiros. Você irá se apaixonar pelas ruas de Zermatt, com seus muitos chalés e restaurantes gourmet, e que também ganha um charme mais com seus carrinhos elétricos, já que por lá é proibido o trânsito de carros. Para chegar lá você precisa pegar um trem e valerá toda a pena!