BLOG

Por que fazer um intercâmbio poderá mudar a sua vida?

Em Intercâmbios

Se tem uma palavra que tem aparecido muito na boca da nossa geração, é a palavra “INTERCÂMBIO“. E como não falar? Estamos vivendo um momento que ninguém mais quer ficar parado, ninguém quer fazer as mesmas coisas de sempre e nem ficar em sua zona de conforto. E, agora, as possibilidades para se fazer intercâmbio estão cada vez melhores, muito mais opções, melhores preços e pacotes, então como não aproveitar? O intercâmbio é um investimento em você mesmo e em seu futuro, não um gasto qualquer.

O intercâmbio é uma experiência incrível, onde você compartilha conhecimentos, culturas, tradições, costumes, histórias, experiências, habilidades e tudo mais que é possível, com pessoas que você nunca pensou que iria encontrar na vida, e você também aprende tudo isso com elas. Porém, intercâmbio não é para qualquer um, requer muita coragem deixar seu lar e tudo que conhece, para ir para um lugar totalmente novo e desconhecido. Mas tudo que é bom, não vem fácil, não é mesmo? É por isso que intercâmbios mudam vidas e agora mostraremos o por quê:

intercambios

– Primeiro, seu vocabulário e conhecimento serão expandidos! Ao fazer intercâmbio você fará uma imersão total na língua do país que escolheu, e está é melhor forma de aprender um novo idioma, interagindo com os habitantes locais, vivendo a realidade deles e se arriscando.

– Você aprenderá a se relacionar melhor com as pessoas! Como você que é o estranho e não sabe se comunicar, como o destino possui costumes e tradições diferentes, você terá que se virar para se relacionar com todos que você cruza! Para se adaptar você precisará de muita observação, escuta, empatia, comunicação e respeito. Ao passar por estas dificuldades de adaptação, você entenderá muitas situações desconfortáveis que as pessoas passam e mudará sua visão.

– Você conhecerá a independência! Um intercâmbio é perfeito para aprender como se virar sozinho, já que lá você estará sem sua família e amigos de sempre, estará praticamente sozinho e é você mesmo quem terá que providenciar tudo por lá! No começo será difícil, com alguns medos, confusões, erros e problemas, mas é só assim que se aprende, não é? E você verá como isso fará a diferença para sua vida, você aprenderá a lidar com imprevistos e pressão com mais facilidade e calma. Uma vez que você conhece a independência, nunca mais voltará ao mesmo.

– Você abrirá sua mente e horizontes! Fazer intercâmbio é explorar, descobrir novas culturas, costumes, comidas e pessoas; é aprender história, arte, idioma, tradições, curiosidades e culturas; é descobrir realidades, pensamentos, opiniões e crenças diferentes das suas. E o que isso faz conosco? Nos tira da nossa bolha e muda como vemos o mundo. Você pode se tornar uma pessoa melhor para você mesmo e para todos a sua volta! Uma pessoa que você nunca viu na vida, pode ser a pessoa que irá mudar um pensamento que você teve a vida toda.

– Você verá tudo com outros olhos e mais valor! Sabe aquilo que sempre dizem, “só damos valor quando perdemos!”. Isso se aplica, também, quando estamos longe. Longe do lar vemos como essas coisas pequenas fazem falta, como o arroz e feijão da sua mãe, as conversas com seus amigos, as brincadeiras do seu irmão, aquela praça perto de sua casa ou até aquele sofá de sua casa que você jurava que era horrível. Você irá perceber que são as coisas pequenas que realmente fazem a felicidade.

– Será ótimo para a sua vida profissional! Não há dúvidas de que fazer um intercâmbio dá um grande diferencial em seu currículo. Quem ver seu currículo, com certeza, gostará de ver que você fez um curso nos Estados Unidos e sabe falar inglês fluente, ou que trabalhou na Austrália, ou que fez algum projeto voluntário na África. Tudo isso mostra que você teve contato com outras experiências, conhece realidades diferentes da que você vive, sabe lidar com as diferenças e encara bem novos desafios.

Concluindo: Não há nenhum contra indicativo para se fazer intercâmbio, apenas se jogue e faça. Se prepare, junte dinheiro e coragem, e quando for a hora faça seu intercâmbio, pois só há coisas boas para vir com esta experiência!

Voltar