BLOG

Por quê visitar Gramado – Rio Grande do Sul?

Em Roteiros Viagens de lazer

Localizada a 120 km de Porto Alegre, a cidade de Gramado parece um pequeno pedaço da Europa no meio das serras gaúchas. O ar europeu de Gramado é visível na arquitetura, gastronomia e nos costumes, isso devido colonização de origem alemã e italiana, que contribui para que a cidade seja considerada a mais charmosa da Serra Gaúcha. Mas não é tudo isso que a faz uma das cidades mais conhecidas do sul do Brasil, também há diversas atrações interessantes, como festivais famosos, uma gastronomia forte, paisagens lindas e até neve! Descubra a seguir porque você deve visitar essa grande pequena cidade:

Neve

Por estar bem no topo e no meio das serras gaúchas, as temperaturas de Gramado costumam ser sempre amenas e frescas, até no verão. Mas no inverno isto vem a calhar, pois faz acontecer algo difícil aqui no Brasil. A neve! Não é sempre que acontece, mas quando acontece é um grande privilégio presenciar esse momento. Mas caso você não consiga presenciar ou vá no verão, saiba que em Gramado tem neve o ano inteiro! Pois em 2013 foi inaugurado o parque Snowland, primeiro parque de neve indoor das Américas, com mais de 16 mil metros quadrados.

O espaço recria um vilarejo alpino, com direito a uma montanha de neve para a prática de esqui e snowboard indoor. Para quem não sabe se equilibrar, uma escola atende aos visitantes de todas as idades, em ambos os esportes. Também entre as atividades no parque, pista de patinação e simulador de esqui 7D. Para relaxar, o parque oferece mirante, lanchonete, restaurante, café e lojas.

neve

Festivais

Mesmo sendo um cidade pequena, Gramado é grande referência em festivais e eventos. Por lá há o Gramado in Concert – Festival Internacional de Música, que ano que vem entra em sua oitava edição, e oferece intensa programação artística com artistas nacionais e internacionais da música erudita com concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas. Também há o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, com shows, degustações, chefs nacionais e internacionais, workshops, intervenções artísticas e etc.

Mas o astro de Gramado se chama Festival de Cinema de Gramado, que acontece todos os anos, sempre em agosto. O evento atrai os principais nomes da cinematografia brasileira e do mundo, recebendo ainda cinéfilos que querem acompanhar as novidades em termos de produções realizadas no Brasil. Se você é um cinéfilo, essa é uma boa pedida.

cinema

Atrações

Engana-se quem acha que só porque Gramado é pequena, não possui atrações. São muitas atrações e pra todos os tipos! Para as crianças, os melhores programas serão visitar a Aldeia do Papai Noel, onde é natal o ano inteiro e há um bosque repleto de trilhas, que abrigam a casa do Papai Noel e sua fábrica de brinquedos; há o parque Mini Mundo que reúne castelos, casas, ferrovias e cartões-postais de diversos países em miniatura! Para os casais há diversas opções como o Lago Negro, onde é possível usar o pedalinho e apreciar uma natureza exuberante e linda; há a Rua Coberta, principal palco para eventos que animam a cidade e também é outra importante atração turística local, com seus cafés, bistrôs, lojas de chocolate e artesanato; há também o Gramado Zoo, com mais 250 espécies de animais exclusivamente brasileiros.

Outras ótimas atrações para qualquer turista são os diversos museus como o Museu de Cera Dreamland, o Hollywood Dream Cars, onde há dezenas de carros antigos em ótimo estado de conservação, e há até um Museu dos Beatles! Você também terá a chance de conhecer vinícolas e fábricas de chocolate, que são muito populares por lá.

mini

Natal Luz

O Natal em Gramado é o maior do Brasil e um dos maiores do Mundo. Passar as festas de final de ano lá é uma experiência única. Suas ruas ficam super decoradas com ornamentos que lembram clima natalino da Europa ou dos filmes americanos. A cidade toda fica cheia de cores, símbolos e enfeites do Natal, fazendo todos entrarem no clima natalino. Esta é a época mais famosa e agitada de Gramado.

Durante o Natal Luz, às quartas e sábados, o público se reúne em volta do lago para acompanhar um espetáculo cheio de efeitos e que tem a participação especial de um grande coral, com 100 vozes, três tenores e um soprano. Na entrada são distribuídas velas e, para encerrar em grande estilo, as luzes se acendem ao som de noite feliz. E esta é apenas uma parte da programação que deixa o mês de dezembro muito mais bonito em Gramado. Visitar a cidade nessa época do ano com certeza resgatará seu espírito natalino!

natal

O Brasil possui muitos destinos marcantes e impressionantes, e Gramado é um deles! Que tal colocar a cidade na sua lista de viagens?

Voltar