BLOG

Viagens para amantes da arquitetura

Em Roteiros Viagens de lazer

A arquitetura de um povo é o reflexo da forma com que ele encara a sociedade. Por meio dos monumentos e construções de um país, é possível conhecer muito sobre as pessoas que habitam aquele local.
Confira alguns monumentos que se tornaram ícones de seus países de origem.

Egito

O Egito é uma das civilizações que mais construiu monumentos importantes e icônicos. Obviamente, a obra arquitetônica mais conhecida do Egito é o complexo que envolve a grande pirâmide e a esfinge, na planície de Gizé, na cidade do Cairo.
Entre os locais mais visitados do país, também está o templo de Abu Simbel, localizado no sul do Egito, na margem ocidental do rio Nilo. Construído no reinado do faraó Ramsés II, o templo precisou de uma operação gigantesca para ser acomodado em outro local, na década de 1960. A mudança foi necessária porque, com a construção da represa de Assuã, o complexo seria inundado pelo lago criado para a produção de energia da hidrelétrica. Assim, as pedras que compõe o templo de Abu Simbel foram cortadas, transportadas e reagrupadas em outro local.
Outros exemplos da arquitetura egípcia são o Templo de Luxor e o Vale dos Reis.

a1
a3
a2

Reino Unido

O Reino Unido é um paraíso para quem gosta de apreciar a arquitetura secular. Lá estão localizados alguns dos castelos mais impressionantes da Europa. Um deles é o Castelo de Dover, no topo dos penhascos da cidade portuária de Dover, na Inglaterra. Por causa da sua importância nas estratégias de defesa da ilha inglesa, ele ganhou o apelido de “Chave da Inglaterra“.
Lar da melhor e mais importante liga de futebol na atualidade, a Premier League, a Inglaterra também tem alguns dos estádios mais inovadores do mundo. O estádio de Wembley (casa da seleção inglesa de futebol) e o Emirates Stadium (do Arsenal), ambos localizados na cidade de Londres, são dois belos exemplos da nova geração de arenas que, além do esporte, também são projetadas para abrigar shows e outros espetáculos. Atualmente, o visitante pode conhecer as obras do novo estádio do Tottenham, o Tottenham Hotspur Stadium, que também deve se tornar um marco da arquitetura esportiva em Londres.

inglaterra

Brasil

O Brasil também possui vários exemplos arquitetônicos. Um deles é a cidade de Brasília que, por si só, já é uma obra espetacular. Inaugurada em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek, a cidade foi projetada simplesmente pelo falecido arquiteto Oscar Niemeyer, um dos mais renomados profissionais do mundo. O mais impressionante é que ela foi criada em um lugar completamente inóspito e que não possuia nenhuma infraestrutura.
Niemeyer, um dos mais importantes e influentes arquitetos do mundo, também deixou obras marcantes em outras cidades, como o Edifício Copan, em São Paulo, e o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, um belo tributo ao seu criador.
A hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, interior do Paraná, é outra grande realização da arquitetura brasileira. Localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, Itaipu foi inaugurada em 1984 e, até a conclusão da hidrelétrica das Três Gargantas, na China, em 2010, ela era a maior do mundo.

aaa

A Positivo Turismo é uma agência preparada para oferecer excelentes pacotes de viagens. Entre em contato conosco!

Voltar