6 Cidades Bike-friendly que você precisa conhecer pelo mundo - Positivo Turismo - Agência de turismo em Curitiba

BLOG

6 Cidades Bike-friendly que você precisa conhecer pelo mundo

Em Roteiros Viagens de lazer

Muitas pessoas tem como objetivo ter uma qualidade de vida melhor, adotando hábitos mais saudáveis, econômicos e sustentáveis. E uma das melhores formas de fazer isso é utilizando a bicicleta como meio de transporte. Além de te ajudar a se manter em forma, ela ainda é uma opção muito mais barata se comparada ao carro, por exemplo.

O Brasil ainda está em fase de evolução nesse quesito, mas mundo afora existem várias cidades bike-friendly para você conhecer.

Amsterdã

A capital da Holanda também é conhecida como a cidade das bicicletas. Ela ganhou esse nome porque esse é o meio de transporte mais usado pelos seus residentes. Mas isso não é à toa. A infraestrutura da cidade contribui bastante para isso, já que Amsterdã é uma capital plana, com ciclovias largas e boa sinalização. Inclusive com semáforos nas ciclovias, garantindo um passeio mais seguro. Além disso, é bastante simples encontrar locais para alugá-las.

amsterdammm

Vancouver

A região mais populosa do Canadá está entre as cidades bike-friendly que você precisa conhecer. Nela, a bike é um dos meios de transporte favoritos de seus habitantes. Prova disso é que os principais parques, ruas e praças possuem ciclovias e bicicletários. Você inclusive encontra com certa facilidade algumas ruas em que o número de magrelas ultrapassa o de carros. Também é importante falar que no geral, os ciclistas são bastante respeitados no trânsito e eles podem até carregar sua bike dentro do transporte público.

vancouver

Viena

Quem pretende conhecer a capital da Áustria pode incluir passeios com bicicletas no roteiro. Em Viena é bastante simples alugar uma bicicleta, já que há opções em praticamente todas as ruas. A cidade ainda oferece rotas super interessantes, sem falar na ótima infraestrutura para os turistas que gostam de pedalar.

viena

Copenhagen

A capital da Dinamarca também é uma das cidades bike-friendly que você não pode deixar de visitar. Afinal, ela é uma das que melhor se adaptaram ao uso das bikes como meio de transporte. Além de possuir vários quilômetros de ciclovias, ela também está entre as mais seguras para quem gosta de pedalar. Copenhagen é uma referência tão grande nesse quesito que os moradores trocam facilmente os carros pelas bicicletas. Prova disso é o aeroporto local, que conta com um estacionamento exclusivo para bikes.

cope

Munique

Nessa cidade alemã, andar de bicicleta é coisa séria. Lá, há mais de 1200 km de ciclovias e vários pontos bicicletários espalhados pelas ruas. Mas, quem faz uso desse meio de transporte tem tanta responsabilidade quanto um motorista de carro, devendo sempre estar atento às leis de trânsito. Dentre as principais, estão: não pedalar falando no celular ou embriagado, usar farol durante à noite e andar de bicicleta no mesmo sentido que os carros.

munique

Oslo

Finalmente, chegamos a uma das cidades bike-friendly mais importantes dessa lista. Isso porque, o governo norueguês deseja fazer dessa a primeira capital do mundo sem carros. Os automóveis já não podem circular no centro da cidade há algum tempo e o plano é que, ainda neste ano, o uso deles seja totalmente restrito. Para que isso seja possível, os governantes se empenham em entregar para a população vários quilômetros de ciclovia, transportes públicos de qualidade e locais para alugar bikes, além de garantir mais segurança para os ciclistas. Tudo isso visando uma melhor qualidade de vida, com menos poluição, sem engarrafamentos e com uma mobilidade de qualidade para pedestres e ciclistas.

oslo
Voltar