Curiosidades que farão você se apaixonar pela Irlanda - Positivo Turismo - Agência de turismo em Curitiba

BLOG

Curiosidades que farão você se apaixonar pela Irlanda

Em Intercâmbios Viagens de lazer

Conhecer a Europa é um desejo de muitos turistas, pois lá estão algumas das mais fascinantes culturas do mundo. Uma delas é a irlandesa, com características únicas e cheia de charme, é quase impossível não querer visitar este belo lugar. Para te deixar com mais vontade ainda, nós separamos algumas curiosidades da Irlanda que vão fazer você se apaixonar e arrumar as malas agora mesmo.

Muito conhecida dos brasileiros que vão para estudar e trabalhar, a Irlanda é também um destino turístico muito procurado.

A República da Irlanda — sim, esse é o nome oficial — é um país localizado no oeste europeu e possui uma população de aproximadamente 4,83 milhões de pessoas. A capital é Dublin e lá existem dois idiomas oficiais: inglês e irlandês.

Veja agora uma lista com algumas curiosidades da Irlanda que fazem valer a pena visitar este belo país.

St Patrick's Quay on the north channel of river Lee. Cork city, county Cork, Ireland
depositphotos_27404305_l-2015
2014-03-17t183143z_1891627629_gm1ea3i06yo01_rtrmadp_3_usa-new-york-st-patricks

Saint Patrick’s Day é uma das melhores festas do mundo

Esta é a celebração mais famosa da Irlanda e uma das mais conhecidas do mundo. Ele é comemorado no dia 17 de março e é marcado pelas grandes festas sempre usando a cor verde como tema.

São Patrício, que deu origem ao feriado, é o padroeiro da Irlanda, mas pouco se sabe sobre ele. Mesmo assim, a data comemorativa que era exclusivamente religiosa acabou sendo adotadas por todos os irlandeses e se tornou um “propriedade” nacional.

Apesar de o consumo de álcool em locais públicos ser proibido em todo o território da Irlanda, esta prática é liberada durante os dias da festa. Uma visita a Irlanda em março é mais do que indicada.

Não existem cobras na Irlanda

Se você tem medo de cobras, ou simplesmente não é muito fã deste animal, pode ir para a Irlanda sem medo de ser feliz.

Segundo a lenda, isto teria sido obra de São Patrício, que expulsou todas as cobras de lá. Por outro lado, a ciência diz que as condições climáticas do país não favorecem o nascimento desta espécie. A National Geographic foi além e declarou que não há sequer vestígios de que um dia tenha existido uma cobra em solo irlandês.

A terra dos chás

Tomar chá é um hábito que faz parte da rotina da população, assim como o café para os brasileiros. Estudos apontam que um cidadão consome em média quatro xícaras de chá por dias, o que daria 1460 por ano.

Além do sabor, tomar chá (muitas vezes com leite) é um ritual social na Irlanda. Algumas pessoas acreditam que é possível conhecer mais sobre alguém apenas observando como ela prepara essa bebida. Então já sabe, se um irlandês te convidar para tomar um chá é um evento importante.

Sem chá de revelação

Ué, eu não tinha acabado de dizer que os irlandeses amam chá e agora que não fazem chá de revelação? Pois é, apesar da coincidência dos nomes, por lá não existe a tradição de contar o sexo do bebê antes do nascimento.

Apesar disso, os pais mais jovens já não seguem tanto esse ritual e acabam contando se a criança será menino ou menina antes mesmo do parto.

Portas coloridas

Esta é uma das tradições mais lindas da Irlanda e é perfeita para os amantes de arquitetura e fotografia. É muito comum que diversas casas do país tenham portas coloridas, destoando da pintura do resto da casa e conferindo um toque todo especial aos lugares.

A origem deste costume é incerta. Alguns dizem que era uma afronta ao luto imposto pela Rainha Victoria após ela ter ordenado que todos pintassem as portas de preto. Já outros dizem que era para que os bêbados pudessem se lembrar com mais facilidade de suas casas após voltarem embriagados.

Seja qual for a verdade, seus olhos (e seu Instagram) vão agradecer por tamanho charme.

portas-coloridas-na-irlanda

Bebida tem hora marcada

Por falar em álcool, beber é outra tradição muito apreciada na Irlanda, mas isso não significa que seja o tempo todo. Os estabelecimentos comerciais só podem vender bebidas alcoólicas depois das 10h e até às 22h. A exceção fica por conta dos pubs, que podem servir os clientes até 3h.

Ah, mas atenção também na hora de consumir. Lá na Irlanda não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas na rua, exceto no período de festa pelo Saint Patrick’s Day.

Conforto em primeiro lugar

Não estranhe se vir alguém com roupas muito largas pelas ruas da Irlanda. Os habitantes possuem o peculiar costume de comprar roupas maiores que os tamanhos adequados, justamente pensando no conforto antes da beleza.

Como a maior parte do tempo a temperatura está baixa, esse comportamento é mais do que justificável. Talvez até você coloque um moletom um pouquinho maior quando for para lá também.

País mais caridoso do mundo

Quase 70% da população da Irlanda contribui para alguma causa da caridade. Além disso, cerca de 37% dos habitantes dedicam-se ao trabalho voluntário. Esses números fizeram a Irlanda ganhar o “título” de país mais caridoso do mundo.

Bem que essa tradição irlandesa poderia se espalhar para o mundo todo também, né?

Eu tenho quase certeza que depois dessas curiosidades da Irlanda a sua vontade de conhecer este lindo país aumentou consideravelmente. Seja em Dublin, ou no interior, a experiência de conhecer uma das culturas mais interessantes da Europa é enriquecedora e merece ser vivida.

Quer mais dicas como essa? Então confira o nosso blog e veja mais conteúdos sobre turismo e planeje a sua próxima viagem de férias ou o intercâmbio dos seus sonhos.

Voltar