Dicas e informações sobre as Ilhas Maldivas - Positivo Turismo - Agência de turismo em Curitiba

BLOG

Dicas e informações sobre as Ilhas Maldivas

Em Roteiros Viagens de lazer

Destinos procurados por turistas do mundo todo, as Ilhas Maldivas têm se tornado um dos principais pontos para quem deseja curtir a natureza em paisagens paradisíacas e inesquecíveis. Mas qual será o verdadeiro encanto deste lugar? É isso que vamos descobrir hoje.

Maldivas: além do turismo

Este país asiático possui uma população de aproximadamente 436 mil habitantes, sendo um dos menos populosos do continente e fica localizado no Oceano Índico. Ele é formado por um conjunto de 1196 ilhas, formando um dos mais lindos arquipélagos do planeta. Desse total, apenas 200 ilhas são habitadas.

As Maldivas possuem um IDH elevado, sendo considerado um dos melhores lugares para se morar na Ásia. Além do turismo — que vamos falar daqui a pouco —, a economia local é fortemente influenciada pela pesca. Boa parte dos moradores trabalham nesta atividade direta ou indiretamente.

A moeda oficial do país é a Rúpia Maldivia, mas não se preocupe, pois por lá você apenas irá usar o dólar para efetuar pagamentos. Assim como o idioma oficial, mesmo sendo o Maldivian, todos os funcionários dos hotéis falam inglês. Dá para viajar sem nenhuma preocupação com a forma de se comunicar.

ilhas-maldivas-viagem

Turismo nas Ilhas Maldivas

Se eu falei que o turismo é uma das principais atividades econômicas do país, já dá para imaginar o quão importante ele é. Com praias paradisíacas e um mar que parece coisa de cinema, as ilhas atraem visitantes do mundo inteiro, que buscam um contato mais próximo com a natureza.

Engana-se quem pensa que por lá existem apenas chiques e caros resorts, pois nas Ilhas Maldivas encontramos opções para os mais diversos gostos e bolsos. Além da capital Malé, existem muitos lugares com opções mais acessíveis e igualmente interessantes para quem deseja conhecer o local.

Quando ir e quanto tempo deve ficar?

Esta é a informação que você mais procurava: faz sol o ano todo por lá! Sim, isso significa que você não precisa apenas ir no verão para curtir tudo que o país tem a oferecer. Mesmo em outras estações, é possível aproveitar ao máximo as lindas praias de mar cristalino e areia branca.

Os meses de junho e julho são os mais chuvosos, mas nada que atrapalhe a diversão. Geralmente as pancadas de chuva duram alguns poucos minutos e o sol já volta a raiar, para alegria dos turistas que não querem desperdiçar nenhum minuto da viagem. Além disso, a temperatura da água sempre está em pelo menos 25º, o que garante um ambiente confortável e extremamente agradável para todos.

A alta temporada do turismo por lá costuma ser entre novembro e abril. O lugar fica mais agitado, pois todos querem aproveitar o calor, mas mesmo que vai em outras épocas do ano vai poder curtir da mesma maneira.

Para quem quer curtir ao máximo, as Maldivas o período recomendado é de no mínimo 7 noites. Como alguns lugares ficam um pouco longe, é ideal ter pelo menos este tempo para poder conhecer várias ilhas. Para quem deseja ver de tudo, e curtir ao máximo, o período recomendado é de 14 noites. Dá tempo de se divertir e ainda descansar antes de voltar com as energias recarregadas.

Brasileiros nas Ilhas Maldivas

Não é necessário obter nenhum tipo de visto ou pagar alguma taxa para que os brasileiros visitem as Maldivas, mas isso não significa que não haja regras que devam ser cumpridas.

Todos os turistas que saem de cá devem estar com a vacina contra a febre amarela em dia. Ela é gratuita e pode ser aplicada na rede pública de saúde. Para que faça o efeito esperado, a dose deve ser aplicada com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem.

O que fazer nas Ilhas Maldivas?

Chegamos na parte que todos estavam esperando, chegou a hora de falar das atrações turísticas para quem visita este país. Primeiramente preste muita atenção na escolha do hotel. Cada um oferece algumas atividades específicas e é importante decidir por aquele que tem tudo que você procura.

Muito do que as Maldivas oferecem aos turistas são relacionados com o mar, obviamente. Portanto pode esperar por mergulhos, passeios de barco, stand up paddle e almoços a beira mar. Alguns hotéis possuem redes espalhadas pelos locais, inclusive dentro do mar. Dá para descansar e ficar curtindo a água ao mesmo tempo.

Mas atenção, por ser um país muçulmano, o consumo de bebidas alcoólicas é proibido em todo o território maldive. (Exceto dentro de Hotéis e Resorts)

Nos restaurantes existem opções para todos os gostos, desde culinária local até as principais internacionais, como a italiana e japonesa. Mesmo não sendo tão barata, a culinária dos hotéis não deixa a desejar e vai agradar a todos.

Para quem não quer gastar tanto, a melhor dica é comer nos restaurantes fora dos hotéis. Além de mais baratos, é possível variar entre eles e experimentar mais pratos.

ilhas-maldivas-velassaru-maldives-1275x850
kandima-maldivas-0880
halaveli-maldives-principal-piscina

Vale a pena conhecer as Ilhas Maldivas?

Sim! Não podemos negar que a resposta não poderia ser outra depois de vermos tantas coisas incríveis que têm por lá. Além das belezas naturais, as Ilhas Maldivas são perfeitas para quem deseja experimentar uma boa gastronomia e quer fazer tudo isso colocando os pés na areia.

Seja para ir nadar, ou mesmo ficar apenas descansando, conhecer as Maldivas é um destino inesquecível e super indicado para todos os turistas.

Se você ainda não sabe qual será o seu próximo destino internacional, considere colocar este lindo arquipélago na sua lista de prioridades. Serão dias de muita diversão e com experiências que você vai levar para a vida toda.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para conferir mais conteúdos como esse visitando o nosso blog. Descubra com a gente qual será a sua próxima parada.

Voltar