Intercâmbio nos Estados Unidos ou Canadá? - Positivo Turismo - Agência de turismo em Curitiba

BLOG

Intercâmbio nos Estados Unidos ou Canadá?

Em Intercâmbios

Viajar para outro país, conhecer uma nova cultura e, claro, estudar, são os desejos de muitas pessoas. Porém, são tantas ótimas opções que nem sempre é fácil decidir onde ir. Hoje vamos te ajudar a escolher se você vai fazer intercâmbio nos Estados Unidos ou Canadá.

Primeiramente precisamos deixar bem claro que estamos falando de dois lugares incríveis e com lindas cidades, portanto qualquer escolha será bem feita. Assim como qualquer decisão na hora de fazer um intercâmbio, escolher entre esses dois países da América do Norte é mais difícil do que parece.

São tantas atrações e fatores que dá vontade de conhecer os dois lugares. Se isso não for possível, acompanhe este texto até o final e veja as diferenças entre eles.

Idioma

A vontade de estudar uma nova língua move milhões de estudantes ao redor do mundo todos os anos, principalmente para aqueles que querem aprender ou aperfeiçoar o inglês.

Esse motivo faz com que os Estados Unidos sejam referência e uma escolha óbvia para quem está interessado em viver em um lugar onde será possível praticar o idioma durante o dia inteiro.

Mas e se você quiser aprender inglês e francês? Então o Canadá pode ser a melhor opção para você. Dependendo da região do país, os idiomas são diferentes, o que torna a experiência bem diferente e agrega mais conhecimento ao estudante. Em Toronto e Vancouver o inglês é predominante, enquanto em Montreal e Quebec é o francês que domina.

Esta característica é tão interessante que até alguns artistas locais gravam a mesma música em dois idiomas. Esse é o caso do Simple Plan, que possui canções em inglês e francês.

intercambio-eua-ou-canada
intercambio-eua-ou-canada-2
montreal-inverno

Cidades

Esse é um item muito importante para a tomada de decisão, pois será o local onde você passará alguns dos dias ou até meses mais empolgantes da sua vida. Cidade pequena, grande, quente, fria, etc. São tantas opções que dá vontade de conhecer todas elas, ou pelo menos boa parte.

Nos Estados Unidos temos algumas das cidades mais famosas do mundo. Nova York, Los Angeles, Las Vegas e muitos outros destinos já são quase familiares de tanto que vimos em filmes e séries de TV, mas não é apenas de grandes metrópoles que a terra do Mickey é feita.

Existem ótimas cidades nas regiões metropolitanas ou mesmo no interior do país que abrigam milhares de estudantes de intercâmbio. Além de terem um custo de vida menor, algumas são tão próximas de grandes centros que acabam valendo muito a pena para quem não quer gastar tanto.

Outra vantagem é que nos Estados Unidos há uma variação climática bem grande, agradando amantes de calor ou do frio, dependendo do local escolhido.

Mas não pense que o Canadá fica para trás, pois um dos países mais desenvolvidos do mundo têm lindas cidades super indicadas para intercâmbio. Montreal, Victoria, Calgary e Vancouver são locais tão lindos que vão te deixar em dúvida se você vai amá-las ou deixá-las ao final dos estudos.

Por mais que o frio seja predominante, a estrutura das casas e locais públicos está preparada para esse tipo de clima para que ele não estrague a sua jornada e deixe a viagem ainda mais legal.

Visto de estudante

Os dois países exigem que o estudante tenha visto para estudar no país, mas se todos os passos forem cumpridos esse processo é bem simples de ser feito. Mas atenção, essa documentação deve ser feita antes de sair do Brasil, exigindo que o estudante fique atento aos prazos.

Para quem vai para os Estados Unidos o processo dura entre 30 a 45 dias e para o Canadá entre 40 a 60 dias.

🇺🇸 Veja aqui como tirar o seu visto de estudante para os Estados Unidos (em português)

🇨🇦 Veja aqui como tirar o seu visto de estudante para o Canadá (em inglês)

Custo de vida

Estudar no Canadá é ligeiramente mais barato do que nos Estados Unidos. Portanto, se a questão financeira é um fator preponderante, o país mais ao norte nas Américas leva vantagem.

Mas essa não é uma regra, apenas uma média. O valor vai variar de acordo com a cidade, curso, período e demais fatores,  então não descarte estudar na cidade dos seus sonhos logo de cara, pois é sim possível conhecê-la.

Turismo     

Aqui a vantagem fica com os Estados Unidos, que conta com grandes capitais, belas cidadezinhas do interior e lindas paisagens naturais. Da costa leste ao oeste, passando por grandes estradas, o estudante pode conhecer uma infinidade de atrações e locais incríveis, fazendo a experiência ficar ainda mais rica.

Mesmo assim, o Canadá não fica muito atrás. Seja para quem deseja esquiar, conhecer belos chalés ou mesmo a vida agitada das grandes cidades, há também opções para todos os gostos e bolsos durante a viagem.

São tantos motivos para fazer intercâmbio nos Estados Unidos ou Canadá que podemos concluir que são duas ótimas opções e que você vai aprender e se divertir muito no seu período no exterior.

É importante avaliar todos esses fatores e decidir quais são mais importantes para que você possa ter a melhor experiência possível durante os estudos e tempo livre. Se ainda sim estiver em dúvida, converse com nossa equipe para ver como podemos te ajudar a escolher o melhor lugar para você.

Quer saber mais sobre a sua próxima viagem de férias, trabalho ou estudos? Então confira o nosso blog e veja os conteúdos que preparamos para você. São informações e dicas perfeitas para quem já está pensando em arrumar as malas e conhecer mais um destino.

dsc00392b
1505765941_image1
Voltar