Por que conhecer Belém no Pará? - Positivo Turismo - Agência de turismo em Curitiba

BLOG

Por que conhecer Belém no Pará?

Em Roteiros Viagens de lazer

Belém é uma cidade ícone da Região Norte e é conhecida como a terra do açaí. A capital paraense se destaca por suas belezas naturais em torno de rios e trechos amazônicos, sua gastronomia tipica que carrega a história do nosso país, suas ruas com traços coloniais misturados com modernidade e um povo que recebe turistas de braços abertos.

Belém recebeu uma declaração de amor do escritor Mário de Andrade onde ele diz “Quero Belém como se quer um amor. É inconcebível o amor que Belém despertou em mim”. Separamos alguns itens para você ter certeza que esse será o destino da sua próxima viagem:

1- Açaí, muito açaí

Em Belém você encontra açaí praticamente em todos os restaurantes e bares da cidade. O açaí paraense não é igual o que é servido no restante do Brasil: lá é bem mais encorpado, puro e sem açúcar. Muitas vezes acompanha goma de tapioca, peixes ou camarões.

2- Visite os principais pontos turísticos da cidade

Não deixe de visitar o mercado do Ver-o-peso onde abriga um grande número de construções e locais históricos como o Solar da Beira, Mercado de Ferro, Mercado da Carne, Praça do Relógio, Ladeira do Castelo, Feira do Açaí e a Praça do Pescador. Também não pode deixar de conhecer o cartão postal de Belém chamado de Basílica de Nazaré, onde os visitantes podem amarrar fitas e fazer pedidos.

Para os amantes de artes, visita a Casa das Onze Janelas, que era uma casa de senhor de engenho antigamente e hoje se tornou um charmoso espaço com exposições de grandes artistas. E claro, não podemos deixar de lado a Estação das Docas, no antigo porto de Belém e que conta muita história em meios a restaurantes, shows ao vivo e até salas de cinema.

Atrações mais distantes podem ser visitadas de carro ou mesmo de barco, já que próximas a Belém existem 39 ilhas e, pelo menos algumas delas podem merecer uma visita. Aliás, o barco é uma ótima pedida no clima quente e úmido da capital paraense, já que a brisa do rio é agradável.

Um passeio pela “Cidade Velha” é uma volta ao mundo. Lá você encontra prédios coloniais de azulejos portugueses bem coloridos, palácios e igrejas que fizeram história. Um dos pássaros mais lindos do planeta você encontra no Mangal das Garças, vale a pena a visita.

3- A cultura diversificada do Pará deixa um legado importante no Brasil.

Seja nas artes, na música, na gastronomia, no modo de vida, a capital paraense tem uma cultura única. As danças típicas como o carimbó, o folclore com raízes amazônicas, o artesanato indígena é tudo que você precisa viver para se sentir em casa por lá.

4- Círio de Nazaré: a maior festa religiosa do Norte do Brasil

A procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, é a maior do Brasil e uma das maiores do mundo. A cidade fica toda colorida e enfeitada nessa data. Acontece sempre no segundo domingo de outubro.

5- Em Belém faz calor o ano inteiro.

Sim! Sol o ano inteiro e isso é maravilhoso para aproveitar ainda mais a cidade, não é mesmo? Porém existe a época chuvosa que é entre os meses de maio e outubro.

6- Que tal uma esticadinha até a Ilha de Marajó: o maior arquipélago fluviomarinho do mundo.

Você poderá chegar até a Ilha de Marajó de barco ou avião e com toda certeza valerá a viagem.

A Ilha é enorme – abrange  40 mil quilômetros quadrados e abriga outras pequenas ilhotas que são banhados pelo Oceano Atlântico e rios Amazonas e Tocantins. Nela você vai encontrar muitos búfalos e com certeza eles são um toque mais especial ao passeio. (Não se preocupe! São animais bem mansos). Inclusive, se você quiser poderá passear neles pelas praias.

Aqui você também poderá se aventurar em meio a matas e florestas, inclusive trilhas que levam a manguezais. Não gosta de aventura e quer sossego? Então curta suas praias de águas doces e areia bem branquinha. As praias do Pesqueiro, Barra Velha, Joanes e Grande de Salvaterra são as mais famosas.

7- Comer castanhas-do-pará frescas

Descascadas na hora, comer uma castanha fresquinha vale muito a pena. Lá você encontra vendedores de castanhas em cada esquina.

Gostou? Tem tudo isso e muito mais. Vamos explorar as belezas do nosso país com um roteiro personalizado? Fale com nosso agente de viagens.

Voltar
Open chat
Tire suas dúvidas agora mesmo!
Olá, seja bem-vindo a Positivo Turismo, como posso te ajudar ?