Qual dos destinos eu vou: Argentina e Uruguai ou Chile? - Positivo Turismo - Agência de turismo em Curitiba

BLOG

Qual dos destinos eu vou: Argentina e Uruguai ou Chile?

Em Roteiros Viagens de lazer

A América do Sul possui vários destinos incríveis para os viajantes. Independentemente do estilo de viagem que você mais gosta, seja para metrópole, praias ou campo, você pode encontrar locais incríveis e bem próximos do Brasil. Sem falar nas vantagens que os acordos do Mercosul oferecem, como por exemplo, acesso aos outros países tendo apenas o RG em mãos. Por esse motivo e vários outros, a Argentina, o Uruguai e o Chile são alguns dos destinos mais procurados por quem deseja fazer uma viagem internacional, sem gastar muito e com pouco tempo disponível. Mas, como escolher qual é a opção ideal para você? A seguir, vamos te mostrar dicas e sugestões para te ajudar a decidir.

Argentina
Se no futebol, há várias rixas com os hermanos, no quesito hospitalidade, isso não acontece. No geral, os argentinos são bastante receptivos e solícitos com os turistas brasileiros. Além disso, também precisamos falar sobre a culinária do país. Lá, você vai poder comer as deliciosas empanadas, os melhores alfajores, o saboroso doce três leches e, é claro, o tradicional churrasco argentino.

Buenos Aires
Agora, vamos falar um pouco dos principais destinos da Argentina. E é claro que temos que começar por Buenos Aires. Afinal, a capital do país é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. No geral, essa é uma ótima cidade para quem gosta de conhecer grandes metrópoles. Ali, você poderá ter contato com boa parte da história, cultura e costumes dos hermanos. Dentre os principais pontos turísticos, recomendamos o Teatro Colón, a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, onde o Papa Francisco celebrava missas antigamente. Além disso, outros locais também merecem uma visita, como o bairro Palermo, o Caminito, o Cemitério da Recoleta e Puerto Madero.
Inclusive, nessa última região é possível fazer uma travessia pelo Rio de la Plata e conhecer a Colonia del Sacramento, a mais antiga cidade do Uruguai, que é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural e Natural Mundial. Além de conhecer a região, você ainda pode pegar um ônibus para cidades mais conhecidas, como Montevidéu e Punta del Este.

puente-de-la-mujer-em-puerto-madero-bairro-de-buenos-aires-argentina-anton-petrus-istock-516140410
argentinaa

Recomendação de leitura:

Roteiro para viagem em Buenos Aires

Destinos com neve
No Brasil, a neve é praticamente uma raridade, mas na Argentina existem vários destinos para quem quer ver esse fenômeno de perto. El Calafate, por exemplo, conta com 47 geleiras e te permite conhecer a Patagônia Argentina. Ushuaia é outra província bastante conhecida. Ela é a que se encontra mais ao sul da Argentina e, por essa razão, é a capital da Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul. Lá, além de ver muita neve e pinguins, você também pode esquiar, conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego e navegar pelo Canal de Beagle, tendo a oportunidade de ver cormorões e lobos-marinhos. Finalmente, não poderíamos deixar de citar Bariloche. Afinal, esse é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros que desejam ver neve. Lá, os passeios de teleférico e a prática de esqui são os grandes destaques.

bariloche-nece
uruguai-1
uruguai-2

Uruguai
Nós já te contamos que é possível chegar até o Uruguai através de uma barca que sai de Buenos Aires. Mas, agora chegou a hora de te contar um pouco mais sobre os principais destinos do país. Montevidéu é uma das primeiras opções e uma ótima ideia para quem não gosta de cidades muito agitadas. Pois, apesar de ser a capital do país, ela é bastante aconchegante, tem várias praças arborizadas e pode ser facilmente conhecida de bicicleta ou à pé.
Lá, você não pode deixar de conhecer o bairro Cidade Velha, onde estão os principais museus, monumentos e praças. Outros lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro são o Mercado del Puerto, o Estádio Centenário e as Ramblas (avenidas que ficam às margens do Rio de la Plata.

Punta del Este
Há cerca de duas horas de Montevidéu, Punta del Este é bastante diferente da capital uruguaia. Afinal, esse é o destino mais badalado do país. Com exuberantes mansões e uma vida noturna muito agitada, esse balneário possui pontos turísticos muito interessantes. Um deles é a Casapueblo, construção que lembra as tradicionais casas de Santorini na Grécia. Desenhada pelo arquiteto e artista plástico Carlos Páez Vilaró, ela era sua casa de verão. Mas, atualmente foi transformada em hotel, museu e galeria de arte. Outra atração imperdível é a Mano de Punta del Este. Você encontra essa escultura na Praia Brava, na Parada 1.

Chile
Em 2018, o Chile foi considerado o melhor destino para viagens pela Lonely Planet e isso não é à toa. O país é dono de paisagens exuberantes e é uma ótima pedida para quem gosta de ecoturismo. E por falar nisso, um dos locais mais procurados pelos turistas é o Parque Nacional Torres del Paine, situado na região de Magalhães, mais ao sul da Patagônia chilena. Considerado Reserva da Biosfera pela Unesco, ele possui várias opções de trilhas com vistas para as montanhas e glaciares.

Ilha de Páscoa
Esse é um destino bastante famoso do país e vale uma visita. É na Ilha de Páscoa que estão os moais, estátuas de Ahu Tongariki que se assemelham a humanos com grandes cabeças. Por ter o extinto vulcão Rano Kau, a ilha conta com algumas paisagens bastante particulares, como campos de lavas.

Santiago
Finalmente, chegamos à capital chilena. Santiago possui todas as qualidades (e defeitos) de uma grande metrópole. Por estar localizada no vale central, ela tem vários morros em sua extensão. Os que não podem ficar de fora da sua lista são o Cerro San Cristóbal e o Cerro Santa Lucia. Outro locais que merecem uma visita são a Catedral Metropolitana de Santiago, o Palacio de La Moneda, a Plaza de Armas e o Sky Costanera, mirante de 300 metros de altura, com uma vista de 360º para toda a cidade e a Cordilheira dos Andes.
E por falar em Cordilheira dos Andes, é ela que separa Santiago de uma das cidades argentinas mais procuradas pelos amantes de vinhos: Mendoza. De carro, a viagem dura cerca de 7 horas e, de avião, aproximadamente 45 minutos. Esse trajeto conta com paisagens belíssimas, mas o percurso pode ser um pouco perigoso, especialmente nos meses mais frios. Apesar disso, a rota definitivamente vale a pena, especialmente para quem deseja conhecer as vinícolas das regiões de Luján de Cuyo, Maipu e Valle de Uco.

chile
Voltar