Vinícolas de Portugal que merecem uma visita sua - Positivo Turismo - Agência de turismo em Curitiba

BLOG

Vinícolas de Portugal que merecem uma visita sua

Em Roteiros Viagens de lazer

Ir a Portugal e não provar um vinho é o mesmo que não comer massa na Itália ou um chocolate na Suíça, é impossível ficar sem. Mas em terras lusitanas as opções parecem tantas que fica até difícil saber quais escolher. Embora realmente sejam praticamente todas excelentes, existem algumas vinícolas de Portugal que merecem uma visita sua.

Assim como o bacalhau e o Pastel de Belém, os vinhos fazem parte da tradição portuguesa e passam entre as gerações até hoje. Seja em qualquer região do país, não importa, sempre haverá uma vinícola oferecendo bebidas de qualidade e com sabores inigualáveis.

Para os enólogos amadores de plantão nós separamos uma lista com as principais vinícolas de Portugal que você precisa conhecer. Quem sabe elas não entram no seu roteiro de viagem nas próximas férias?

Red wine being poured into a stem glass at the table.
visitar-portugal

Vinhos portugueses

Alguns países são especialistas em determinadas bebidas alcoólicas, como a Rússia com a Vodka e a Alemanha com a cerveja. Este é o caso de Portugal e os vinhos, apreciados em todo o mundo por conta da qualidade e do sabor.

Experimentar um vinho português durante uma viagem para a terrinha é ainda mais especial, pois a experiência vivida complementa o gosto do vinho e deixa tudo muito melhor. Isso torna as visitas aos locais de produção paradas obrigatórias para quem deseja apreciar uma ótima bebida diretamente do produtor.

Uma das características das bebidas portuguesas é a variedade de opções disponíveis. Desde o tinto, secos, espumantes e muito mais, são vários os tipos para quem deseja experimentar novos sabores. Em cada região do país você vai encontrar um local com características e culturas completamente diferentes. Isso, é claro, se reflete também no leque de vinhos produzidos em cada região de Portugal.

Atualmente os vinhos portugueses estão entre os mais premiados do mundo, deixando para trás países super tradicionais no assunto, como Argentina e Chile.

5 vinícolas de Portugal que merecem sua visita

São tantas vinícolas portuguesas que é até difícil saber quais são as que devem ser visitadas. Para facilitar a sua vida, e também te deixar com água na boca, nós separamos as principais delas para você incluir no roteiro da sua próxima viagem. Confira!

Herdade do Esporão

Esta é considerada uma das melhores opções para quem quer degustar um bom vinho acompanhado de uma excelente comida. Localizada no Alentejo, esta gigante propriedade impressiona os visitantes logo na entrada, com seu longo caminho cercado de parreiras e visual espetacular.

Além disso, a loja da Herdade do Esporão possui uma grande cartela de vinhos com preços acessíveis e que podem ser comprados sem dar um susto no bolso. Isto torna a experiência ainda mais completa, pois é possível levar um pedacinho de Portugal para apreciar depois.

Quinta de Soalheiro

Essa vinícola fica localizada no extremo norte de Portugal, mas vale a pena conferir. Alguns especialistas apontaram a Quinta do Soalheiro como uma entre as melhores do país, algo relevante quando observamos a quantidade e qualidade dos concorrentes.

Vinhos espetaculares, uma vista de tirar o fôlego e muito conhecimento sobre vinhos. Estas são algumas das características que fazem deste lugar um dos mais procurados por enófilos de todo o mundo. Um ponto que merece ser destacado é o atendimento aos visitantes, explicando detalhadamente todo o processo de produção e a história dos vinhos produzidos no local.

Real Companhia Velha

Fundada pelo Marquês de Pombal em 1756, esta é a mais antiga de Portugal e responsável por alguns dos rótulos mais tradicionais de vinhos do Porto. Lá é possível provar diversos exemplares dos mais famosos por um preço acessível, tudo ao longo do tour guiado feito pelos participantes.

Além da qualidade dos produtos, a beleza do local também chama a atenção de todos os visitantes que passam pelo local. Se estiver pela região e deseja provar um dos melhores vinhos do mundo, este é um local que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Monte da Ravasqueira

A própria vinícola se define como um lugar para quem deseja viver uma experiência alentejana. Ou seja, se você quer conhecer a cultura desta região de Portugal, provar ótimos vinhos e uma comida de qualidade, visite o Monte da Ravasqueira.

Os pacotes turísticos contam com opções mais simples, para quem apenas quer degustar alguns vinhos, até o mais completo, com almoço ou jantar acompanhando os rótulos servidos aos visitantes.

Adega Mayor

Essa é uma opção para aqueles que deseja ir além no conhecimento de vinhos. A vinícola Adega Mayor oferece workshops para os interessados em ficar por dentro da arte de fabricação de vinhos, algo interessante para os entusiastas desta bebida.

Além de degustar os rótulos produzidos no local, os participantes podem conhecer mais sobre outros fatores interessantes como copos, temperaturas e análises de vinhos. Seu sonho de ser um enólogo está mais perto nesta visita.

Seria impossível colocar todas as grandes vinícolas portuguesas em apenas uma lista, mas estas são algumas de mais destaques e que atraem turistas de todos os países em busca de vinhos de qualidade, comida maravilhosa e muito conhecimento sobre o assunto.

Conhecer qualquer uma delas é muito mais do que “apenas” provar alguns dos melhores vinhos produzidos em Portugal, é viajar por experiências gastronômicas e sensoriais que mexem com todos que têm esta oportunidade.

Se você ainda não tinha certeza se valia a pena conhecer Portugal, provavelmente já está mudando de ideia depois de ler tudo isso.

Mas se ainda sim quiser mais dicas sobre turismo e onde roteiros de viagem, confira o nosso blog e veja mais conteúdos como esse para você.

Voltar