Localizado a 312km da capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, o município de Bonito é um oásis para quem gosta de apreciar a natureza em estado puro. A região tem inúmeras atrações para todos os gostos, entre elas, trilhas em meio a mata, mergulhos e passeios para ver de perto os animais nativos do local.
Conheça dez motivos para conhecer o município de Bonito.
Lago Azul
O cartão-postal do município de Bonito é a gruta do Lago Azul, que fica a 20 quilômetros da cidade. Ela tem aproximadamente 60 milhões de anos e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1978.
Dentro da gruta existe um lago com água cristalina que, por causa da refração da luz, se torna azul. A profundidade máxima do lago é desconhecida, mas um dos mergulhadores que exploraram o local chegou a atingir 87 metros. Dentro do Lago Azul já foram descobertos dois fósseis de animais pré-históricos: um de uma preguiça-gigante e outro de um tigre-dente-de-sabre.
A quantidade de visitantes que podem entrar no local diariamente é limitada a aproximadamente 300 pessoas. O passeio dura cerca de meia hora, começando por uma trilha de 300 metros e depois, já dentro da gruta, o turista precisa descer uma escadaria com 298 degraus que leva até o deck de observação.
Flutuações
Esse tipo de atividade é diferente do mergulho, pois na flutuação a pessoa fica o tempo todo boiando na superfície da água com ajuda de um colete e uma roupa de neoprene. A visibilidade da água varia do verde-esmeralda ao azul profundo. Entre os locais mais procurados para a prática da flutuação estão o Rio da Prata, a Lagoa Misteriosa e a Barra do Sucuri.
Rios
Quem visita Bonito precisa se aventurar nos rios que ficam localizados na região. Existem várias empresas que oferecem passeios guiados. Normalmente, antes da entrada na água, o turista também passa pelas trilhas que cercam esses locais, justamente para conhecer as nascentes dos rios e a fauna e flora da região. Entre os mais procurados estão o Rio Sucuri e o Rio da Prata.
Buraco das Araras
Essa é uma caminhada de 970 metros ao redor de uma formação geológica. Durante o percurso, os visitantes param em mirantes para observar a fauna e a flora, principalmente as araras que habitam o local. No final do passeio existe uma lagoa com água esverdeada, que fica justamente no buraco dessa formação geológica. Nas imediações do lago vivem jacarés, lobos, tatus, cutias e mais de 150 espécies de aves.
Boca da Onça
Essa é a cachoeira mais alta do MS, com 156 metros de altura. A trilha ecológica que leva até o local tem 4 km de extensão e passa por dez quedas d’água. Quem quiser se aventurar ainda mais pode descer por um rapel que tem 90 metros de altura.
Arvorismo
O arvorismo é o deslocamento entre as copas das árvores nativas por meio de travessias em cabo de aço, madeira, corda ou bambu. A altura de algumas partes do circuito chega a 20 metros, porém, não é preciso ter medo, pois os visitantes recebem equipamentos individuais de proteção e contam com o auxílio de monitores. No passeio, é possível ver de perto algumas espécies de animais nativos da região.
Cachoeiras
Nesses passeios, o turista visita as cachoeiras da região e também conhece trilhas em meio a mata, passando por pequenas grutas, mirantes e leitos de riachos secos. As cachoeiras normalmente formam pequenos lagos nos quais é possível mergulhar em águas cristalinas.
Abismo Anhumas
O Abismo Anhumas fica localizado a 23 km da cidade de Bonito. O local é uma caverna inundada por água cristalina na qual o visitante só pode chegar se descer por um rapel de 72m de altura. Dentro da caverna é possível passear de bote, praticar a flutuação ou o mergulho de cilindro.
Lagoa Misteriosa
A Lagoa Misteriosa fica a 50 Km de Bonito, na mesma região do Rio da Prata. Ela considerada a quinta caverna mais profunda do país, pois a coluna d’água atinge mais de 220m de altura.
Na visita ao local, o visitante pode passear por uma trilha de 600m que leva até um mirante de contemplação. O turista ainda tem outras opções de diversão, entre elas, o mergulho.
Passeios a cavalo
Para conhecer o clima das fazendas da região, o visitante pode fazer um passeio a cavalo. O percurso montado demora aproximadamente três horas, passando por áreas de mata fechada e ao lado dos rios. As trilhas são uma grande oportunidade para o turista ver de perto a fauna e flora de Bonito.