11 destinos da Bahia pra você conhecer e se surpreender - Positivo Turismo - Agência de turismo em Curitiba

BLOG

11 destinos da Bahia pra você conhecer e se surpreender

Em Roteiros Viagens de lazer

A Bahia é um dos estados mais visitados por turistas do Brasil e do mundo. Mas qual é melhor lugar para você conhecer? A seguir, fizemos uma lista falando um pouco sobre os principais destinos da Bahia para te ajudar a escolher.

Praia do Forte
Há 80 km de Salvador, a Praia do Forte é um dos destinos mais procurados por quem deseja aproveitar o litoral da Bahia. Além das seis praias, espalhadas pelos 14 km de faixa de areia que o município possui, os visitantes também podem conhecer outras atrações. Dentre as principais estão o Projeto Tamar, as ruínas da Casa da Torre e a Reserva de Sapiranga.

Chapada Diamantina
Um dos destinos da Bahia mais distintos desse texto é a Chapada Diamantina. Ideal para quem é fã de ecoturismo, a região pertence a um parque nacional e tem tantas atrações que você precisaria de mais de um mês para conhecer tudo. Mas, como os visitantes geralmente não tem tanto tempo para uma primeira viagem, o ideal é escolher as rotas que mais se encaixam no seu perfil. Alguns lugares que não podem ficar de fora da sua lista são: o Morro do Pai Inácio, a Gruta da Torrinha, a Lapa Doce, o Poço do Diabo, o Poço Azul, a Cachoeira da Fumaça, entre outros.

Salvador
A época do ano em que Salvador mais recebe turistas é durante o Carnaval. Afinal, a folia baiana é uma das mais conhecidas do país. Mas, essa não é a única atração da capital. Quem prefere conhecer o local em meses menos agitados, também pode encontrar vários pontos turísticos interessantes. E para começar, é claro que precisamos falar do Centro Histórico. Com ruas e monumentos do período colonial, a região abrange o Pelourinho, o Largo do São Francisco, a Sé e muito mais.
Por ser uma cidade litorânea, é claro que você pode conhecer inúmeras praias. Mas o que você talvez não saiba é que Salvador também é bastante famosa por suas igrejas e dentre as que você precisa conhecer, estão: a Basílica do Senhor do Bonfim e a Igreja e Convento de São Francisco. Além disso, não deixe de ir ao Palácio Rio Branco, ao Forte São Marcelo, à Casa do Rio Vermelho, ao Farol de Itapuã, ao Farol da Barra, à Baía de Todos-os-Santos e ao Elevador Lacerda.

Morro de São Paulo
Esse é o nome dado à uma vila que fica na Ilha de Tinharé, na Costa do Dendê. O local possui atrações que se dividem basicamente em históricas e naturais. No primeiro quesito, você pode aproveitar a estadia para saber um pouco mais sobre o período colonial do Brasil. Por fazer parte da segunda cidade mais antiga do Brasil, o local possui pontos turísticos muito interessantes, como a Fortaleza de Tapirandu, o Pórtico, a Igreja Nossa Senhora da Luz, a Fonte Grande, o Farol e o Casarão.
Já, se você quer aproveitar mais as atrações da natureza, existem inúmeras piscinas naturais na região. Além disso, você também pode aproveitar o pôr do sol no Forte, fazer tirolesa, mergulhar, dar a volta na ilha de barco e caminhar até Gamboa, quando a maré estiver baixa.

Arraial d’Ajuda
Pertencente a Porto Seguro, esse distrito também se divide basicamente entre o centro histórico e suas praias. Dentre as mais famosas, estão: Praia do Taípe, Praia de Pitinga,  Praia do Mucugê e Praia do Parracho. Se durante o dia você vai aproveitar o mar, no final da tarde você pode ir até a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, o Mirante e as lojas do centro da cidade. E por falar nisso, quem gosta de compras não pode deixar de visitar a rua Broadway. Outras atrações interessantes são a Morocha, melhor balada da região, os passeios de quadriciclo e os toboáguas do Ecoparque Arraial d’Ajuda.

Trancoso
Esse é um dos destinos da Bahia mais badalados e também pertence ao município de Porto Seguro. Em Trancoso, as praias são as principais atrações. Lá, há a Praia dos Coqueiros, a Praia dos Nativos, a Praia do Espelho (que já foi destaque no The Guardian), a Praia do Rio da Barra e a Praia do Rio Verde. Além disso, não deixe de conhecer o Quadrado. Nele se encontra a Igreja São João Batista, o Mirante e algumas charmosas casinhas coloridas.

porto
caraiva

Porto Seguro
Finalmente, vamos falar da região central desse Município. Como as demais cidades da Bahia, o Centro Histórico de Porto Seguro é uma das atrações principais. A Cidade Histórica possui heranças da época de Pedro Álvares Cabral. Por isso, um dos pontos principais da visita é o Marco do Descobrimento. Lá, você também pode conhecer a Câmara e a Cadeia. Aproveite para ver a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia e o Farol. Além disso, conheça também a Passarela do Descobrimento, famosa pelas lojas de artesanato, restaurantes e bares.

Caraíva
Essa é uma típica cidade baiana, onde o tempo parece passar devagar. Caraíva faz parte de uma região de preservação ambiental onde não há carros e as ruas são de areia. As principais atrações, com certeza, são as praias. A mais próxima do centro da vila é a Praia de Caraíva. Com um pouco mais de disposição, você também pode conhecer a Praia do Satu. Também há vários passeios que saem da região, sendo o mais famoso o que vai para a tribo pataxó, em Barra Velha. E não esqueça de passar pela Beira-Rio, a rua que margeia o rio e que possui as melhores opções para aproveitar a noite.

Abrolhos
Esse é o nome dado a um arquipélago que é o destino ideal para quem deseja praticar mergulho. Além de belíssimas plantas, corais e peixes, você também pode ver embarcações que naufragaram, como o Rosalinda e o Santa Catharina. Mas a principal atração do destino é o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Com uma das maiores biodiversidades do Brasil, lá você pode ver várias espécies animais, como baleias, por exemplo.

Itacaré
Esse é o destino ideal para quem quer visitar praias e cachoeiras. Lá, você pode, por exemplo, fazer a trilha das quatro praias mais bonitas da região: Engenhoca, Itacarezinho, Camboinha e Havaizinho. Dentre as cachoeiras, a mais conhecida é a de Tijuípe. Outras coisas que você deve incluir na sua lista é ver o pôr do sol no Mirante do Xaréu e experimentar a diversidade de pratos feitos com cacau.

São Desidério
O último dos destinos da Bahia deste texto é também um dos mais diferentes. Apesar de também ser voltado para o turismo ecológico, em São Desidério não há praias. Lá, as principais atrações são as grutas. A do Catão, por exemplo, fica dentro do Parque Municipal da Lagoa Azul e as Grutas das Pedras Brilhantes fazem parte de um sítio arqueológico com várias pinturas rupestres. Aproveite também para conhecer o Sumidouro e o Paredão do Deus Me Livre.

Voltar